RESULT

Bloco Casanóz oferecerá oficinas gratuitas de percussão em Cascavel

As atividades, que serão divididas em teóricas e práticas, acontecerão ao longo do mês de agosto, nas regiões oeste e norte de Cascavel. Os encontros são completamente gratuitos e não é necessário levar o instrumento a ser praticado. As inscrições para os encontros podem ser feitas através do link disponibilizado na biografia do perfil @blococasanoz, no Instagram.

Bloco Casanóz oferecerá oficinas gratuitas de percussão em Cascavel Créditos: Bloco Casnóz

Apesar de faltarem aproximadamente seis meses até a chegada do Carnaval, o espírito da folia já pode ser sentido em Cascavel, isso porque, o Bloco Casanóz organiza, ao longo do mês de agosto, um projeto especial, para fortalecer e difundir a força sociocultural do Carnaval em Cascavel. 

Para isso, o projeto ‘Resgatando o Carnaval’ vai oferecer uma série de oficinas de percussão ao longo do mês de agosto. As oficinas contarão com um momento teórico para introdução dos conhecimentos, e momentos práticos, para colocar os aprendizados à prova. Cada inscrito poderá participar de uma oficina de introdução e de outras quatro de percussão prática. 

As oficinas de introdução à percussão acontecerão nos dias 04 e 10 agosto. A primeira atividade, será realizada no domingo (04), das 15 às 18 horas, na região Oeste de Cascavel, na praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado), localizada no bairro Santa Cruz. 

Para aqueles que não conseguirem participar do primeiro encontro, a segunda aula teórica acontecerá no dia 10 de agosto, também das 15 às 18 horas, na região Norte de Cascavel, na praça do bairro Floresta.

Em sequência, chegará o momento de praticar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os encontros práticos da oficina de percussão acontecem nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto, sempre das 15 às 18 horas, com locais a serem definidos em breve. As informações serão divulgadas no perfil: @blococasanoz, no Instagram. 

Lembrando que é obrigatório que os participantes façam as oficinas teóricas, para que possam participar dos encontros práticos. 

O Caderno Mais conversou com Ana Carolina Dalla Valle, representante do Bloco Casanóz, para saber mais informações sobre como devem funcionar os encontros teóricos e práticos da programação: “Vamos ter as duas modalidades de encontros. Nas oficinas introdutórias, vamos apresentar a história do Carnaval, o que é um bloco, as múltiplas formações de bloco, sempre com foco na cultura popular. Vamos também abordar o conceito de ritmo, e os principais ritmos, usando a percussão corporal e instrumentos”, explica. 

A representante também revelou alguns dos instrumentos com os quais os inscritos poderão ter contato: “Eles vão ter a oportunidade de conhecer os principais instrumentos, teremos agogô, reco-reco, repinique, malacacheta, surdos, chocalhos, tamborins, e cada um poderá escolher um instrumento para que possa praticar”, continua. 

Ela explica ainda que, com os conhecimentos teóricos adquiridos e os instrumentos escolhidos, será o momento dos participantes colocarem a mão na massa, e aprenderem a tocar cada um deles na prática. Para isso, serão apresentados sequências rítmicas, que deverão ser repetidas pelos alunos, para formarem uma verdadeira folia carnavalesca. 

Durante a entrevista, Ana Carolina Dalla Valle, ainda aproveitou para reforçar aos leitores que não é preciso que os participantes levem os instrumentos a serem praticados. Ela ainda reforça que a programação é completamente gratuita e destinada para o público maior de 18 anos. O Caderno Mais lembra ainda que não é preciso ter experiência em música para participar da atividade. 

Quem participar da programação, poderá retirar um certificado de participação, que comprova as horas em atividade.  

Para que a atividade acontecesse no município, o projeto Resgatando o Carnaval, organizado pelo Bloco Casanóz, foi aprovado pela Secretaria de Cultura de Cascavel e viabilizado por meio de sua aprovação junto à Lei Paulo Gustavo (LPG). 

A LPG representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.

Reforçando o recado, o Bloco Casanóz organiza, ao longo do mês de agosto, uma oficina de percussão. A programação, que contará com encontros teóricos e práticos, é gratuita e aberta ao público maior de 18 anos. 

As inscrições para os encontros podem ser feitas através do link disponibilizado na biografia do perfil @blococasanoz, no Instagram. Em caso de dúvidas, basta contatar o e-mail: @bateria.casanoz@gmail.com. 

 

Trecho

“Vamos ter as duas modalidades de encontros. Nas oficinas introdutórias, vamos apresentar a história do Carnaval, o que é um bloco, as múltiplas formações de bloco, sempre com foco na cultura popular. Vamos também abordar o conceito de ritmo, e os principais ritmos, usando a percussão corporal e instrumentos”

-Ana Carolina Dalla Valle

Representante do Bloco Casanóz

Créditos: Mariana Moreira