RESULT

Bloco Casanóz realiza sua segunda edição do Carnaval na Praça em Cascavel

Após enfrentar desafios para se consolidar, o bloco amplia sua programação durante a semana com eventos voltados às famílias

Por Valéria Mendes

Bloco Casanóz realiza sua segunda edição do Carnaval na Praça em Cascavel Créditos: Bloco Casanóz

Houve o tempo em que artistas enfrentaram impedimentos para realizar o bloco de rua em Cascavel. E em 2025, a comissão de carnaval, com o apoio da prefeitura, trouxe uma nova perspectiva para a celebração na região.

 O movimento Casanóz se iniciou em 2017 com oficinas de percussão utilizando instrumentos de materiais recicláveis, e se consolidou em 2019, quando ainda não existia nenhum bloquinho em Cascavel. Os artistas se uniram para ensaios e apresentações em bares e bairros da cidade, mesmo com poucos instrumentos e ritmistas, o bloco encontrou forças em um grupo no WhatsApp, que reuniu mais de cem pessoas interessadas em prestigiar o Carnaval. 

 Em fevereiro de 2023, o Carnaval de rua foi proibido pela prefeitura de Cascavel com apoio das forças de segurança, que justificaram a medida para evitar violência. A decisão foi tomada em decorrência ao episódio que aconteceu no início de 2022, onde jovens dificultaram a passagem de ambulâncias na rua Paraná. Após a mobilização representada pela Comissão de Carnaval, que trabalhou em conjunto com artistas e políticos, em meados de 2025 os blocos voltaram às ruas da cidade.

 Segundo Ana Carolina Dalla Valle, organizadora do Bloco Casanóz, aproximar a cultura carnavalesca da cidade, foi um desafio: “Trazer a cultura do Carnaval para o Sul do país implica enfrentar um imaginário cultural dominante que historicamente valoriza outras matrizes culturais, fazendo com que o carnaval de rua, muitas vezes, seja visto como algo distante, importado ou sem pertencimento local”.

 A organizadora também relatou manifestações pacíficas à favor dos bloquinhos em 2023, que percorreram do bairro floresta até em frente à prefeitura, fazendo uma “batucada”. O objetivo era buscar suporte do município para atender essa demanda da população. Nos últimos dois anos, o movimento conseguiu a estrutura do evento “Carnaval na Praça" através da secretaria de cultura.

O Bloco Casanóz realizou os festejos de 2026 e teve programação para toda família neste sábado (14/02), na praça Wilson Joffre, com oficinas gratuitas de criação de máscaras, criação de estandarte e pintura facial para crianças. O evento também contou com praça de alimentação e feira de artesanato. No dia 15, o bloco se apresentou na feira do teatro pela manhã, e à noite no bar Paranauê. O encerramento da semana de carnaval acontecerá na cozinha da dona Marli, no bairro Cascavel Velho, dia 17.




Créditos: Valéria Mendes Acesse nosso canal no WhatsApp