corbelia setembro

Balanço da Série B: Coxa na elite e Furacão muito perto do acesso

O Coritiba retornou para a primeira divisão com o empate diante do Athletic no último sábado. O Coxa precisa de mais um empate para ser campeão

Por Luciano Neves

Balanço da Série B: Coxa na elite e Furacão muito perto do acesso Créditos: JP Pacheco

Resta agora apenas uma rodada para o fim da Série B do Brasileiro. Essa tem sido uma das edições mais disputadas dos últimos anos. Na penúltima rodada, realizada no fim de semana, foi definido o primeiro time a conquistar o acesso à Série A, os cinco times que seguem na busca pelas três vagas restantes e o terceiro rebaixado.

Quem fez a festa do acesso foi o Coritiba, que retornou para a elite nacional depois de dois anos na Série B. No fim de semana, o Coxa comemorou o acesso com o empate sem gols diante do Athletic de Minas Gerais em casa. O time desperdiçou a chance de comemorar o título por antecipação. Mesmo assim, segue na liderança com 65 pontos, três de vantagem para o vice-líder, o rival Athletico-PR. O Coritiba precisa de mais um empate para ser campeão da Série B. No próximo domingo (23) joga contra o rebaixado Amazonas.

Na campanha do acesso, o Coritiba apostou no trabalho de Mozart, o mesmo treinador que subiu o Mirassol no ano passado. Ele até deu uma oscilada após quedas precoces no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil.

Em 37 jogos, o Coxa conquistou 18 vitórias, onze empates e sofreu oito derrotas, um aproveitamento de 58%. Algumas curiosidades sobre essa campanha: o Coxa conseguiu o acesso antecipado com o terceiro pior ataque da Série B com 37 gols. Só marcou mais que os rebaixados Paysandu (35 gols) e Volta Redonda (24). Tem o mesmo desempenho ofensivo do também rebaixado Amazonas, que também fez 37 gols. Porém, a defesa alviverde fez a diferença na Série B. Apenas 22 gols sofridos. Os times que tiveram a segunda melhor defesa sofreram dez gols a mais. Criciúma e Novorizontino tiveram suas defesas vazadas 32 vezes.

 

Furacão

E pelo que tudo indica, o Paraná vai ter dois representantes na elite no ano que vem. No fechamento da penúltima rodada, o Athletico-PR derrotou a Ferroviária por 2 a 1 de virada, e se manteve na vice-liderança com 62 pontos. Com isso, o Furacão só precisa de mais um pontinho para garantir o acesso. E tem chances de ser campeão. Na última rodada, o Athletico joga em casa contra o América-MG.

Criciúma e Goiás têm 61 pontos, entraram no G-4 e só dependem de si para conquistarem o acesso. Chapecoense e Remo, ambos com 59 pontos, são os outros dois times que seguem na luta pelo acesso.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp