GCAST

‘Athletiba’ e mais três partidas pelo Paranaense neste sábado

Rodada do Estadual terá quatro jogos neste sábado (17). Um deles é o clássico entre Athletico-PR e Coritiba

Por Luciano Neves

‘Athletiba’ e mais três partidas pelo Paranaense neste sábado Créditos: Rafael Martins/LEC

Um campeonato paranaense de tiro-curto. De fato, essa é a melhor definição para o Paranaense de 2026. O Estadual irá para a sua quarta rodada neste fim de semana. Em anos anteriores, depois da realização das três primeiras rodadas, os clubes que disputavam a elite do Paranaense tinham mais oito rodadas antes das fases de mata-mata. Logo, havia um certo tempo para uma correção de curso. Clubes que não começavam tão bem conseguiam se recuperar. Esse tempo não existe mais. Depois da realização das três primeiras rodadas, a fase classificatória chegou em sua metade. Inclusive a rodada do fim de semana pode até deixar os primeiros times virtualmente classificados para quartas de final. Como o Estadual não tem confrontos diretos dentro dos grupos ainda não há a possibilidade de classificações matemáticas.

No Grupo A estão os clubes com as melhores campanhas: Londrina e Athletico-PR, ambos com sete pontos. Em caso de vitórias de ambos e derrota dos últimos colocados, os dois poderão confirmar as suas vagas na próxima rodada. Já Grupo B, a situação está mais embolada e a pontuação das equipes é menor. Em cada rodada, as equipes entram em campo em busca de seus próprios resultados e torcendo por um tropeço dos rivais da mesma chave.

 

‘Athletiba’

A quarta rodada do Campeonato Paranaense será aberta com o clássico entre Athletico-PR e Coritiba. O confronto será às 16 horas, na Arena da Baixada. Ambos conquistaram o acesso à Série A do Brasileiro juntos no ano passado, com o Coxa conquistando o título da Série B em 2025. Para o início do Campeonato Paranaense, o Alviverde optou por usar um time alternativo, uma equipe basicamente Sub-20. E os resultados não foram animadores: derrota em casa para o Foz do Iguaçu e um empate com o Londrina também como mandante.

Desse modo, a diretoria antecipou o retorno do elenco principal no Estadual. E conseguiu a primeira vitória. Na terça-feira, na abertura da rodada, o Coxa superou o Maringá por 1 a 0, com gol do estreante Pedro Rocha. A partida também marcou a estreia do técnico Fernando Seabra. O treinador deve colocar força máxima no clássico deste sábado. Uma vitória pode aproximar o time das quartas de final.

O Furacão optou por um time de aspirantes, com alguns atletas da equipe principal. O início até foi bom, tanto é que a equipe tem uma das melhores campanhas da competição. Foram duas vitórias na Arena, sobre Andraus e Operário, na última quarta-feira. E um empate diante do Cianorte fora de casa. Aliás, o Athletico tem se beneficiado da logística neste Paranaense. Nas três primeiras rodadas, fez dois jogos dentro de sua Arena. Mas um como visitante. A única viagem foi para Cianorte. Contra o Coxa, volta a atuar em casa. Nos dois jogos que restarão, o Athletico terá um confronto contra o Azuriz fora e contra o Galo Maringá, novamente na Arena.

 

Londrina x Galo Maringá

O time de melhor campanha no Estadual é o Londrina. Líder do Grupo A, o Tubarão pode ser um dos clubes matematicamente classificados. Depois da vitória fora de casa sobre o Azuriz por 2 a 0, o Londrina volta a atuar diante da torcida e recebe o Galo Maringá neste sábado, às 17h30. A equipe do técnico Allan Aal tem o melhor ataque do Estadual com seis gols, três deles marcados por Iago Telles, o goleador do campeonato. O Galo não tinha marcado gols e nem pontuado. Mas o fator Luis Carlos Cruz já fez efeito e o time de Maringá venceu o Foz do Iguaçu por 3 a 0. Sendo assim já entrou na zona de classificação para a próxima fase e tentará surpreender o Tubarão.

 

Foz x Andraus

A derrota para o Galo obriga o Foz do Iguaçu a vencer na volta para casa. Neste sábado recebe o Andraus, às 17 horas, no Estádio do ABC. Será o segundo jogo em casa neste Estadual. Antes, empatou com o Azuriz em 1 a 1. A derrota tirou o time da fronteira da zona de classificação no Grupo A. E o Andraus, que somou um pontinho no empate em 1 a 1 com o Cascavel no Olímpico, tirou onda e está na liderança do Grupo B com quatro pontos.

 

Desesperados

A rodada deste sábado terá ainda um confronto entre dois clubes que ainda não venceram no Paranaense. O atual vice-campeão Maringá recebe o Azuriz, às 18h30, no Willie Davids. Os dois times têm apenas dois pontos. Ambos têm outros pontos em comum. Foram os dois mandantes que foram derrotados na rodada passada e os dois pontos que somaram foram na condição de visitantes. O Maringá é o último colocado no Grupo A e o Azuriz é o penúltimo no B. Os dois só estão melhores que o atual campeão Operário, que tem apenas um pontinho.

No Azuriz, os resultados das três primeiras rodadas já provocaram a troca no comando técnico.

Na quinta, o clube oficializou a chegada de Alexandre Gallo para a sequência da temporada. Everson Cerisoli segue como auxiliar por ser profissional da casa.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp