Arte pura

“A gaita de fole não é apenas um instrumento, mas um exercício de disciplina, fôlego e paixão, onde cada nota exige controle absoluto do corpo e da mente.”

Por Cidinha Marcon

Arte pura Créditos: th.bing.com

Arte pura
Toda a família de cachimbos é baseada em princípios muito simples de bolsa, chanter e drones. Todas essas coisas se juntam para fazer o que hoje conhecemos como o som da flauta. A maioria dos hinários a atribui a uma antiga melodia folclórica americana. Alguns especularam que pode ter surgido como a melodia de uma canção que os escravos cantavam. Amazing Grace é referido como o Hino Nacional Cherokee. Em 1972, os Royal Scots Dragoon Guards gravaram uma versão instrumental arranjada para gaitas de foles. A gaita de fole é um dos instrumentos mais difíceis de tocar. Eles dependem do controle do ar e você deve tocar as notas corretas enquanto sopra e aperta. Você tem que manter o ar fluindo na quantidade certa. Você pode passar quase um ano aprendendo a tocar este instrumento. Um ano seria somente para aprender a segurar... e acostumar com a respiração correta.

Ouvido de passagem
Li numa revista americana que dentro de 10 anos, no máximo, não existirá mais dinheiro físico. Aqui em casa estamos bem à frente dos americanos, faz muito tempo...

Salvem a Amazônia
Atenção hipócritas de plantão, que ficam alardeando por aí, sobre a Amazônia, que nós não cuidamos... O maior cemitério de pneus no Kuwait, queimando 24 por dia, gerando dioxinas altamente tóxicas, cancerígenas em último grau, como é que fica?

Pesadelos de Ícaro

  1. O problema dos morros perto da pista na aproximação, não é que eles são altos, o problema é que eles são duros!

  2. Pra subir, puxe o manche. Pra cair, puxe mais forte.

  3. O bom piloto não é o que sai de uma situação de emergência, e sim o que não entra em uma.

  4. Na vida quanto mais se vive mais se aprende, na aviação quanto mais se aprende mais se vive.

  5. O que me assusta ao voar de avião é imaginar que tudo que está dentro dele foi colocado pelas empresas que ofereceram o menor preço.
    A vida sem voar não vale a pena ser vivida!

Pausa para reflexão (I)
Imagine abrir um livro onde as páginas não voltam. Não dá pra reler. Não tem marca-texto. Nem rabisco. Você só tem uma chance de absorver o que tá ali. Linha por linha. Com presença total. Seu cérebro vive tentando te tirar desse lugar.

(II)
Ele busca distração porque quer previsibilidade. Mas a vida não é previsível. A vida é agora. E ela não tem replay. Você se lembra do último momento em que esteve 100% presente? Sem celular. Sem pressa. Sem mil abas abertas dentro da cabeça? Talvez faça tempo...

(III)
Mas aqui vai uma verdade dura e linda: Presença é onde a Vida acontece. É o único lugar onde a felicidade mora. Onde o tempo desacelera. Onde a alma respira. Quando você não está presente, você vive... mas não sente. E nada que é valioso pode ser vivido no automático.

(IV)
Quer uma dica de ouro? Viva cada dia como se fosse uma frase que não pode ser apagada. Porque no livro da sua história, você é o autor e o leitor ao mesmo tempo. E se você quer reaprender a estar no agora, com leveza, consciência e direção... pare de sobreviver no modo rascunho e comece a Viver em letra maiúscula. Porque a vida não tem segunda edição. Só Presença.

 


 

A jornalista Luli Frare Savaris, sempre bonita. Foto: arquivo pessoal.

 

Os profissionais Lianara Garbin e Felipe Tomasetto, em evento festivo que movimentou um pequeno grupo de arquitetos na noite de 3 de junho,
na DAngelis Mega Store. Foto: arquivo pessoal.

 

Maria de Lourdes Cajal, Maria Luiza Senger e Nilda Melito comemorando o aniversário da querida amiga Rosilene Elvira, que esquentou o circuito na gelada noite de quinta-feira (26). Foto: arquivo pessoal.

Créditos: Cidinha Marcon Acesse nosso canal no WhatsApp