Apenas 18% da população de Cascavel recebeu a vacina contra a gripe

Neste sábado, “Dia D” de vacinação, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar toda a população. Basta levar a carteirinha de vacinação e procurar a UBS mais próxima das 8h às 17h.

Por Eliane Alexandrino

Apenas 18% da população de Cascavel recebeu a vacina contra a gripe Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/ Cascavel

Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe para toda a população de Cascavel, com idade acima de seis meses. As 46 UBSs (Unidades Básicas de Sáude) estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. 

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, já que apenas 18,60% dos grupos prioritários foram imunizados. Os idosos mais uma vez lideram o ranking, das 52.410 pessoas da 3ª idade, pelo menos 13.513 tomaram a vacina. Já o público infantil, ou seja, as crianças, do total de 32.186, apenas 2.689 tomaram a vacina, o que representa apenas 8,35%. Já do grupo das gestantes, das 3.604, apenas 200 foram imunizadas, ou seja, 5,55% do público alvo.

O público alvo geral é imunizar 145 mil pessoas em Cascavel, mas até ontem (9) apenas 23 mil receberam a dose da vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde  preconiza 90% da população do grupo alvo. No ano passado 13 pessoas morreram no Município por decorrência da influenza. 

Em todo o estado do Paraná o governo pretende imunizar 300 mil paranaenses neste sábado. Segundo dados da SESA (Secretaria de Saúde do Estado do Paraná), o Paraná registrou 81 casos e 6 mortes por síndromes respiratórias agudas, ou seja, associadas à influenza. Entre as mortes: cinco foram por influenza A (H1N1) e uma por influenza B. 

Além da vacinação da gripe o “Dia D” também será de multivacinação. Quem tiver vacina em atraso poderá aproveitar a oportunidade para se imunizar. A orientação é que todos levem a carteirinha de vacinação e um documento com foto. Estarão disponíveis vacinas como covid, dengue, febre amarela, sarampo entre outras. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel o estoque de vacinas está completo, sem nenhum imunizante em falta. Em todo o Paraná também será liberada a vacina contra HPV, para população de 15 a 19 anos, excepcional, uma vez que o habitual é de 9 a 14 anos. 

Segundo o Ministério da Saúde foram distribuídas 3.768.000 doses no Paraná, a expectativa em todo o País é imunizar 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão, além de milhões de outras pessoas que fazem parte dos grupos de comorbidades, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, população em situação de rua, por exemplo.

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe mais prevalentes hoje no Brasil.

Vacinação nas escolas:

Desde 14 de abril a vacinação também vem sendo realizada dentro das unidades escolares de todo o Brasil. A iniciativa seguirá até o dia 31 de maio, permitindo que estudantes atualizem suas carteiras de vacinação sem precisar ir ao posto de saúde. 

Tipos de gripes que atingiram a população de Cascavel:

Rinovírus – 49%

VSR - 23%

Covid -19 19%

Adenovírus – 5%

Influenza A – 2%

Bocavírus – 1%

Enterovírus – 1%

Metapneumovírus – 1%

Síndromes gripais graves:

2025:

443 casos 

128 casos com vírus confirmados

 

Quem pode se vacinar contra a gripe?

A vacinação é gratuita e é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:

-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

-Gestantes e puérperas

-Idosos com 60 anos ou mais

-Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas

-Trabalhadores dos Correios

-Trabalhadores Portuários

-Povos indígenas e quilombolas

-Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente

-Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo

-Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento

-Pessoas em situação de rua

-População privada de liberdade e Adolescentes e jovens em medida socioeducativa e Funcionários do Sistemas Prisional

 

 

Foto: Assessoria