GCAST

Apaes farão protesto nesta quarta-feira em frente à Catedral

Após ampla repercussão nas redes sociais em torno da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, diversas manifestações têm sido realizadas por autoridades, APAEs

Por Eliane Alexandrino

Apaes farão protesto nesta quarta-feira em frente à Catedral Créditos: Assessoria

Nesta quarta-feira, a partir das 9h, em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida, representantes de 16 Apaes da região Oeste e uma co-irmã, que integram o conselho regional, participam de uma manifestação em Cascavel, contra a ADI 7796.

As mobilizações vão ocorrer ao longo do dia em várias regiões do Estado e do Brasil.

A mobilização é em defesa das escolas especializadas do Paraná e para fazer frente à Ação Direta de Inconstitucionalidade em trâmite no STF (Supremo Tribunal Federal), contestando duas leis estaduais, a 17.656/2013, conhecida como Todos Iguais pela Educação e a Lei 18.419/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Paraná.

A ADI 7796, que foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, questiona a matrícula de pessoas com deficiência nessas escolas e defende que todas estejam nas classes comuns.

O conselho regional das Apaes da região Oeste é presidido por Pedro Martendal de Araújo.

A ADI 7796:  É uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que questiona a legalidade das escolas de educação básica na modalidade de educação especial no Paraná. A ação foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e visa garantir que a educação de pessoas com deficiência seja feita em ambientes acessíveis e sem segregação, respeitando suas necessidades específicas. 

Texto e foto: Assessoria

Acesse nosso canal no WhatsApp