Apaes farão protesto nesta quarta-feira em frente à Catedral
Após ampla repercussão nas redes sociais em torno da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, diversas manifestações têm sido realizadas por autoridades, APAEs

Nesta quarta-feira, a partir das 9h, em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida, representantes de 16 Apaes da região Oeste e uma co-irmã, que integram o conselho regional, participam de uma manifestação em Cascavel, contra a ADI 7796.
As mobilizações vão ocorrer ao longo do dia em várias regiões do Estado e do Brasil.
A mobilização é em defesa das escolas especializadas do Paraná e para fazer frente à Ação Direta de Inconstitucionalidade em trâmite no STF (Supremo Tribunal Federal), contestando duas leis estaduais, a 17.656/2013, conhecida como Todos Iguais pela Educação e a Lei 18.419/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Paraná.
A ADI 7796, que foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, questiona a matrícula de pessoas com deficiência nessas escolas e defende que todas estejam nas classes comuns.
O conselho regional das Apaes da região Oeste é presidido por Pedro Martendal de Araújo.
A ADI 7796: É uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que questiona a legalidade das escolas de educação básica na modalidade de educação especial no Paraná. A ação foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e visa garantir que a educação de pessoas com deficiência seja feita em ambientes acessíveis e sem segregação, respeitando suas necessidades específicas.
Texto e foto: Assessoria
