pref santa tereza Setembro 2025

Acordo garante validade da licença ambiental da Ponte de Guaratuba

A conciliação será homologada nesta terça-feira (14) pela Justiça Federal, por meio do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Por Da Redação

Acordo garante validade da licença ambiental da Ponte de Guaratuba Créditos: Foto: Felipe Henschel/AEN

O Governo do Paraná, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), firmou um acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal (MPF) que reconhece a validade da licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) para a construção da Ponte de Guaratuba. O entendimento põe fim à disputa judicial que envolvia questionamentos sobre a legalidade do licenciamento e assegura a continuidade das obras, que já estão 73% concluídas.

A conciliação será homologada nesta terça-feira (14) pela Justiça Federal, por meio do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O ato ocorrerá às 16 horas, na sede da Justiça Federal em Curitiba, localizada na Avenida Anita Garibaldi, 888, no bairro Cabral.

A obra da Ponte de Guaratuba é considerada uma das mais importantes do litoral paranaense, ligando os municípios de Matinhos e Guaratuba e eliminando a necessidade da travessia por ferry boat. O projeto, que tem investimento estimado em mais de R$ 500 milhões, deve transformar a mobilidade na região e impulsionar o turismo e a economia local.

Com o acordo, o governo estadual espera garantir segurança jurídica ao empreendimento e acelerar sua conclusão dentro do cronograma previsto. A homologação judicial formaliza o consenso entre os órgãos federais e estaduais, encerrando uma das principais pendências administrativas da construção.

Créditos: AEN Acesse nosso canal no WhatsApp