34ª edição do Festival de Dança de Cascavel já está acontecendo
A programação, que começou no último dia 28 de agosto, segue até o dia 01 de setembro. As atividades acontecem nos espaços do Teatro Municipal Sefrin Filho e Centro Cultural Gilberto Mayer

A definição da palavra “dança” faz referência a uma manifestação artística que utiliza-se do corpo como instrumento criativo. Segundo registros, a dança é uma arte tão antiga quanto a própria humanidade, arquivos históricos eternizados em artes rupestres apontam os primeiros indícios de dança ainda no período pré-histórico, quando a prática seria usada como uma manifestação ritual, que garantia a segurança e proteção para que os povos pudessem realizar suas atividades diárias.
Muito além da expressão artística, a dança também era usada pelos povos do Egito Antigo como uma ferramenta para exercitar a fé. Para os egípcios, a prática teria como objetivo, criar uma conexão e uma sintonia com os deuses cultuados.
Já na Idade Média, a dança sofreu um retrocesso, com a designação de “prática profana”, atribuída pelo Cristianismo, mas, apesar disso, a força do movimento não foi parada.
Com a evolução e o passar do tempo, a dança ganhou cada vez mais diversidade em manifestações, no século 19, por exemplo, uma mostra desta evolução pode ser a popularização e difusão de modalidades como a valsa e o balé, consolidados até a atualidade.
Com dezenas de modalidades diferentes, que podem ser praticadas individualmente, em dupla ou até em grupos, a dança se ramificou em diferentes estilos, e é para celebrar essa diversidade de práticas, que Cascavel recebe a 34ª edição do Festival de Dança.
Considerada uma das programações mais esperadas pelo público, o Festival de Dança de Cascavel que, neste ano, começou no último dia 28 de agosto e segue até o dia 01 de setembro, deve agitar o município espalhando a magia da dança. As atividades acontecem nos espaços do Teatro Municipal Sefrin Filho e Centro Cultural Gilberto Mayer.
Entre a programação do evento, os seis dias de festival reúnem apresentações de mostras avaliativas e competitivas, oficinas, além do espetáculo de abertura, que se mostrou um show à parte, com a participação do Balé Teatro Guaíra.
A começar pelas apresentações, o 34º Festival de Dança de Cascavel já mostrou a que veio, com a apresentação do espetáculo “Contraponto”, performado pelos dançarinos do Balé Teatro Guaíra, nos dias 28 e 29 de agosto.
As performances continuam nesta sexta-feira (30), com a apresentação das mostras competitivas e avaliativas da categoria “júnior”, que acontecem a partir das 19h15, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Já a partir das 20 horas, o Centro Cultural Gilberto Mayer recebe as apresentações da 4ª Mostra Gospel do festival.
Já no sábado (31), a partir das 19h15, acontecem as mostras competitivas e avaliativas da categoria “sênior”, no espaço do Teatro Municipal Sefrin Filho. Após as mostras, os dançarinos de maior destaque serão premiados. Os participantes com as maiores médias e os melhores coreógrafos serão reconhecidos com prêmios.
Simultaneamente, ainda no dia 31 de agosto, a partir das 19h15, o Centro Cultural Gilberto Mayer recebe as apresentações da “Noite da Dança do Ventre”. Ao longo da programação, as categorias “júnior” e “sênior” sobem ao palco para mostrar seus talentos nas modalidades.
Para encerrar a 34ª edição do Festival de Dança de Cascavel, no domingo, 01 de setembro, acontece uma matinê avaliativa para a categoria infantil, que está programada para iniciar a partir das 15 horas.
Em sequência, a partir das 15h30, a programação recebe o 2º K-Pop Dance Cascavel, às 17h15, também no Teatro Municipal.
O Caderno Mais aproveita para pontuar que todas as atividades da programação são completamente gratuitas e abertas ao público. Apesar da gratuidade monetária, a Secretaria de Cultura de Cascavel, organizadora do evento, está arrecadando alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Então, é importante que os espectadores não se esqueçam de levar sua doação.
Oficinas
Além de uma série de apresentações e espetáculos de tirar o fôlego, o 34º Festival de Dança de Cascavel também vai oferecer 22 opções de oficinas de dança, completamente gratuitas ao público durante a programação. Entre as opções, “dança de salão”, “dança do ventre”, “K-pop”, “flashback”, “dança inclusiva”, “dança cristã”, “ballet”, “hip-hop”, entre outras. As inscrições para as oficinas foram encerradas nesta quarta-feira (28).
Para mais informações sobre o 34º Festival de Dança de Cascavel, basta acessar a aba da programação, através do site:www.festivalonline.com.br.
Data
28/08-01/09
34ª edição do Festival de Dança acontece entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro
Número
22
Festival de Dança de Cascavel oferece 22 oficinas gratuitas
Créditos: Mariana Moreira