RESULT

1° Encontro de Violeiros e Sanfoneiros +60 resgata raízes culturais de Cascavel

Já a segunda fase, após o cadastro, será o Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, no dia 17 de maio, das 19h às 22h, com apresentação cultural no palco do Cine Teatro Coliseu, no Centro Cultural Gilberto Mayer.

Por Gazeta do Paraná

1° Encontro de Violeiros e Sanfoneiros +60 resgata raízes culturais de Cascavel Créditos: Divulgação Secom/ARQUIVO MIS

Com o objetivo de resgatar a história dos violeiros e sanfoneiros de Cascavel, a Secretaria de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi, promove o 1° Encontro de Violeiros e Sanfoneiros +60 e convidados, para músicos que guardam a identidade e as raízes da cultura da cidade, de amadores a profissionais. 

O evento foi pensado para promover a cultura musical dos violeiros, resgatando e difundindo os saberes, linguagens e expressões musicais do patrimônio imaterial de Cascavel. Ele será dividido em etapas, a primeira é o cadastro dos solos, duos ou grupos, que já está aberto e segue até o dia 10 de abril, no Centro Cultural Gilberto Mayer das 9h às 12h e das 13h às 17h. É importante levar fotos antigas, reportagens, vídeos ou algo que comprove sua participação no cenário cultural de Cascavel. 

Já a segunda fase, após o cadastro, será o Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, no dia 17 de maio, das 19h às 22h, com apresentação cultural no palco do Cine Teatro Coliseu, no Centro Cultural Gilberto Mayer. No dia 18 de maio, ainda, será comemorado o dia do violeiro com chimarrão e  apresentação no palco da Feira do Teatro, das  10h às 12h.

Após as apresentações, os músicos estão convidados a ir até o Centro Cultural Gilberto Mayer, no horário que for agendado, para gravar depoimentos, histórias e músicas para a produção de um documentário dos músicos antigos em Cascavel, que estreará no dia 1° de outubro com o encontro cultural com diversas gerações de violeiros, regado a chimarrão. Haverá ainda exposição temporária de fotos históricas e instrumentos emprestados pelos músicos.

Créditos: Secom Curitiba