pref santa tereza Setembro 2025

Verdão tem clássico decisivo contra o Peixe nesta quinta pelo Brasileiro

Os dois rivais paulistas se enfrentam no Allianz Parque. Palmeiras quer terminar a rodada na liderança

Por Luciano Neves

Verdão tem clássico decisivo contra o Peixe nesta quinta pelo Brasileiro Créditos: Cesar Greco

Palmeiras e Santos se enfrentam em mais um clássico paulista nesta temporada. A bola rola nesta quinta-feira (06), às 21h30, no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes chegam ao clássico em momentos distintos na tabela do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras é o atual líder da competição, com 65 pontos. O Verdão tem um a mais que o Flamengo, vice-líder. Já o Santos briga contra o rebaixamento e figura na 16ª posição, com 33 pontos - dois a mais que o Vitória, primeiro time no Z-4.

O Palmeiras conseguiu superar a instabilidade recente e reencontrou o caminho das vitórias. O Verdão vem embalado após dois resultados positivos. Primeiro, goleou a LDU por 4 a 0 e conseguiu uma virada heroica para ir à final da Libertadores. Já no Brasileiro, vem de um triunfo sobre o Juventude, fora de casa, por 2 a 0. Do outro lado, o Santos não vence há três rodadas na Série A e perdeu a oportunidade de se desgarrar do Z-4 na última rodada. O Peixe vem de uma derrota e dois empates, sendo o último deles em 1 a 1 contra o Fortaleza, em plena Vila Belmiro, pela 31ª rodada.

 

Lei do Ex?

O Alviverde reencontrará, pela primeira vez, dois velhos conhecidos que deixaram o clube neste ano. Peças importantes do Palmeiras nos últimos anos, o volante Zé Rafael e o lateral-direito Mayke reforçaram o Santos na atual temporada. Zé Rafael foi o primeiro a deixar o Palmeiras. Ele foi anunciado como reforço do Santos em fevereiro deste ano após perder espaço no Verdão. Em sua última temporada pelo clube palmeirense, Zé Rafael passou por altos e baixos em razão de um problema crônico na coluna.

O jogador, inclusive, terminou a temporada como reserva no Palmeiras. Apesar disso, Zé Rafael construiu uma história de respeito na equipe alviverde. Contratado em 2019, passou cinco anos no clube e somou 308 partidas, com 25 gols, 25 assistências e 11 títulos (incluindo dois Brasileiros e duas Libertadores).

Mayke, por sua vez, teve uma passagem ainda mais longeva pelo Palmeiras do que Zé Rafael. O lateral direito chegou ao clube ainda em 2017, inicialmente emprestado pelo Cruzeiro. No final de 2018, ele foi contratado em definitivo pela equipe alviverde, assinando por cinco anos. O defensor começou a atual temporada no Palmeiras e tinha contrato até o final do ano, mas o vínculo não seria renovado. Clube e jogador, portanto, anteciparam a negociação e acertaram a rescisão em julho deste ano. Mayke se despediu do Alviverde com 314 jogos, oito gols, 25 assistências e 12 títulos.

Atualmente, Zé Rafael e Mayke vivem situações distintas no Santos. Enquanto o volante é titular absoluto da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda, o lateral-direito não conseguiu repetir o desempenho de temporadas anteriores e é reserva de Igor Vinícius. Zé Rafael passou por uma cirurgia no início do ano para corrigir o problema crônico na coluna e estreou pelo Santos apenas em maio. De lá para cá, o camisa 6 se consolidou no 11 inicial. Ele se tornou uma espécie de 'motorzinho' no meio-campo e foi titular em nove dos dez jogos em que esteve à disposição de Vojvoda. Já Mayke não conseguiu se firmar na lateral direita do Peixe e enfrenta a concorrência de Igor Vinícius. O camisa 2, inclusive, tem sofrido com um quadro de inflamação no joelho direito e chegou a perder alguns jogos do time santista. Zé Rafael soma 21 jogos com a camisa do Santos (18 como titular), e tem um gol marcado. Mayke, por sua vez, disputou apenas oito partidas, sendo sete como titular.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp