RESULT

Verdão encara a LDU na altitude pela Libertadores da América

O Palmeiras faz o jogo de ida das semifinais contra a equipe equatoriana. Meta é encaminhar a vaga para mais uma final

Por Luciano Neves

Verdão encara a LDU na altitude pela Libertadores da América Créditos: Cesar Greco

O Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira (23) para enfrentar a LDU pela ida da semifinal da Copa Libertadores da América. A bola rola no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, a partir das 21h30. Na primeira fase, a LDU conquistou três vitórias, sofreu dois empates e uma derrota. Com isso, avançou na liderança do Grupo C, com o Flamengo em segundo, ambos com 11 pontos. Nas oitavas, passou pelo Botafogo: perdeu o jogo de ida, mas virou na volta e avançou. Nas quartas, eliminou o São Paulo, com duas vitórias (2 a 0 e 0 a 1). A LDU ganhou um desfalque nessa semana. O goleiro Gonzalo Valle, que foi titular em todos os dez jogos da equipe nesta edição da Libertadores, sofreu uma lesão no joelho e será desfalque para o técnico Tiago Nunes.

 

Palmeiras

O Palmeiras faz uma boa campanha na Libertadores. Na primeira fase, foi dono da melhor campanha geral, com 100% de aproveitamento. Enquanto nas oitavas, eliminou o Universitario do Peru, com uma vitória (0 a 4) e um empate (0 a 0) e nas quartas passou pelo River Plate-ARG, após duas vitórias (1 a 2 e 3 a 1). Para a partida, o Verdão terá três desfalques: goleiro Weverton (fissura na mão direita), Lucas Evangelista (cirurgia na coxa direita) e Paulinho (cirurgia na perna direita).

 

Visitante

Buscando o tetracampeonato da Libertadores, o Palmeiras é um dos melhores visitantes da história do torneio. Especificamente fora do Brasil, o Verdão emenda uma sequência de 12 jogos sem derrota e perdeu apenas uma vez nos últimos 30. A equipe de Abel Ferreira espera manter a invencibilidade longe de casa diante da LDU, na semifinal da competição continental. A última derrota do Palmeiras jogando fora do Brasil na Libertadores foi no dia 5 de abril de 2023, diante do Bolívar, na fase de grupos daquela edição do torneio. Apesar do Verdão abrir o placar com Flaco, sofreu gols de Hervías, Bejarano e Uzeda e, assim, perdeu por 3 a 1.

Desde então, o Palmeiras disputou 12 dos seus 14 jogos como visitante fora do Brasil, venceu dez e empatou dois. O Verdão sofreu só uma derrota nas últimas 30 partidas em solo estrangeiro pela principal competição do continente, somando 24 vitórias e cinco empates. Neste período, porém, a equipe paulista sofreu um revés para o Botafogo, no Nilton Santos, no primeiro jogo das oitavas da Libertadores da última temporada. Depois, em casa, o Verdão empatou por 2 a 2 e acabou caindo na competição.

 

Visitante indigesto

Além da recente sequência positiva fora de casa, o Verdão detém a maior invencibilidade atuando como visitante da história da Libertadores, com 20 jogos entre 2019 e 2022. Nesse período, o Palmeiras de Abel Ferreira conquistou o título duas vezes (2020 e 2021) e não perdeu nenhuma partida fora de casa, independentemente de jogar no Brasil ou não. Nesta temporada, o Palmeiras também sustenta a alcunha de “visitante indigesto” na Libertadores e nas competições nacionais. No torneio continental, o Verdão venceu todos os cinco jogos disputados. Já no Brasileirão, o time de Abel Ferreira é o segundo melhor visitante, com apenas três derrotas em 13 jogos.

 

Tiago Nunes

Técnico do time equatoriano, Tiago Nunes vê o Verdão em seu caminho novamente, pelo quarto clube diferente. Uma derrota para o time paulista, enquanto comandada o Corinthians, foi o estopim para sua demissão do rival. No comando do Corinthians, Tiago Nunes enfrentou o Palmeiras em quatro oportunidades, no ano de 2020. Vanderlei Luxemburgo era o treinador palmeirense na época, em todos os confrontos. Foram dois empates, uma vitória e uma derrota e um vice-campeonato do Paulista. Cerca de um mês após o Estadual, vencido pelo Verdão, nos pênaltis, que o Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão daquele ano.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp