Verdão e Rubro-Negro embolam a luta pelo título do Campeonato Brasileiro
No último domingo, ambos se enfrentaram numa espécie de final antecipada e o Flamengo venceu por 3 a 2
Por Luciano Neves

Depois do fechamento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras estão dividindo a liderança da competição com 61 pontos. Mesmo com a derrota por 3 a 2 para o rival Rubro-Negro, o Verdão se manteve na liderança. Isso porque ainda tem uma vitória a mais que o Flamengo (19 contra 18). A tendência é que essa disputa siga assim até as últimas rodadas.
Agora, restam mais dez jogos para cada. E quem tem o melhor caminho até o título?
Casa x fora
Ambos os clubes têm quatro jogos em casa e seis fora para realizar. O Palmeiras recebe no Allianz Cruzeiro, Santos, Fluminense e Vitória. A equipe de Abel Ferreira visita Juventude, Mirassol, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Ceará. Já o Flamengo recebe Sport, Santos, Bragantino e Ceará. O time de Filipe Luís joga longe da sua torcida contra Fortaleza, São Paulo, Fluminense, Atlético Mineiro, Mirassol e Sport. Na última rodada, os dois clubes jogam fora de casa. O Palmeiras vai até Fortaleza encarar o Ceará e o Flamengo vai para São Paulo duelar com o Mirassol.
Jogos mais difíceis?
Nesta reta final, o Palmeiras enfrenta mais clubes que hoje estão dentro do G-4 do Brasileirão. Os paulistas recebem o Cruzeiro (3º colocado) e visitam o Mirassol (4º). Já o Flamengo encara apenas o Mirassol, também fora de casa. Um fator que pode ajudar o Rubro-Negro é a maior quantidade de jogos contra as equipes da atual zona do rebaixamento. Os cariocas pegam Fortaleza (18º) e Sport (20º), este duas vezes. O Verdão, por sua vez, pega Juventude (19º) e Vitória (17º). Dos 10 jogos que casa um tem para fazer, cinco rivais são em comum. Os dois clubes encaram Santos, Fluminense, Atlético-MG, Ceará e Mirassol.
Chances
Por conta dos confrontos, o site especializado Infobola considera que o Flamengo hoje tem mais probabilidades de título que o Palmeiras: 49% contra 47%. O Cruzeiro, terceiro colocado na tabela, tem apenas 4% de chances de título. Mas pelos cálculos do Globoesporte.com, o Verdão ainda tem mais chances de título: 58,14% contra 39,45% do Rubro-Negro.
Os dois times não se cruzam mais no Brasileirão. Porém, podem se envolver em uma outra decisão e podem se cruzar na final da Libertadores da América. Os dois times têm compromissos pelas semifinais esta semana. O Flamengo recebe o Racing da Argentina nesta quarta (22). E o Verdão joga na quinta (23) contra a LDU do Equador.
