Uma nova jornada dos Piás do Ninho na Copinha
Cascavel estreia na Copa São Paulo neste sábado (03) contra o Juventus de São Paulo. Time está em sua segunda participação no torneio
Por Luciano Neves
Créditos: Assessoria Cascavel
Todo sonho requer grandes sacrifícios. Este poderia ser um belo lema para o ano de 2026 que está só começando. Isso para todos. Mas ele faz muito mais sentido para os garotos do time Sub-20 do Futebol Clube Cascavel. A equipe comandada por Nenê Vanucci já está em São Paulo para a disputa da Copa São Paulo de futebol júnior. Esta é a segunda participação da Serpente Aurinegra na principal competição de base do país. A estreia será neste sábado (03) contra o Juventus de São Paulo, o anfitrião do Grupo 31. A primeira partida dos Piás do Ninho será às 13 horas, na Rua Javari. Na sequência, às 15h15, se enfrentam os outros dois integrantes da chave: Retrô de Pernambuco e São Bento de Sorocaba.
Os guris do Cascavel sacrificaram o fim de 2025 e o início de 2026 pelo sonho da Copinha. No dia 31 de dezembro, o último dia do ano, eles fizeram o treinamento derradeiro para a competição. E depois já embarcaram para São Paulo. Logo, muitos garotos abriram mão da tradicional virada de ano com seus familiares. Sonha com o título é muita pretensão e o todo o elenco do Cascavel é bem ‘pé no chão’ sobre isso. A participação na Copinha já é o grande prêmio pelo bom trabalho executado na base cascavelense. Mas o que os Piás do Ninho querem, e muito, é a primeira vitória na Copa São Paulo.
No ano passado, o Cascavel disputou a Copinha pela primeira vez e não conseguiu passar da fase de grupos. Em três jogos, foram duas derrotas e um empate. Na ocasião, fez parte do Grupo 20. Em seu primeiro jogo no torneio, derrota por 1 a 0 para o Referência. Depois, perdeu por esse mesmo placar para o Sport, que foi o primeiro colocado na chave tendo uma grande atuação. Para finalizar, marcou seus primeiros gols na Copinha ao empatar em 2 a 2 com o Boavista do Rio de Janeiro. Agora, a meta é comemorar a primeira vitória.
No Grupo 31 da atual edição, o Cascavel estreia contra o Juventus. Depois volta a jogar na próxima terça (06) contra o Retrô, às 15h15. E fecha a primeira fase na sexta que vem (09) contra o São Bento. Se a primeira vitória vier nesta sexta, o Cascavel irá buscar a inédita classificação para a segunda fase, já que os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata. A Copa São Paulo tem 128 clubes divididos em 32 chaves de quatro equipes. Para ser campeão, uma equipe precisa fazer nove jogos. São três partidas na fase inicial e mais seis partidas eliminatórias. A grande final acontece no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.
Projeção
Quando disputou a Copinha pela primeira vez, o Cascavel conquistou a vaga por ter sido semifinalista do Campeonato Paranaense de 2024. No ano passado, os Piás do Ninho repetiram o feito e foram além: chegaram na grande final do Estadual de 2025 e ficaram com o vice-campeonato após serem superados pelo Athletico-PR na decisão. Com a chegada na final do Paranaense Sub-20, o Cascavel garantiu também uma vaga na Copa do Brasil Sub-20 neste ano de 2026. Nas duas campanhas do Estadual e na Copinha do ano passado, o clube foi comandado por Cesar Bueno. Pelos feitos na base, ele foi efetivado como treinador da equipe principal do Cascavel. A estreia no Campeonato Paranaense de profissionais de 2026 será na próxima quinta (08) contra o Azuriz, no Olímpico. Muitos garotos que estiveram com Bueno no Sub-20 hoje fazem parte da equipe profissional.
E Nenê Vanucci, que assumiu o posto de Cesar Bueno, quer repetir os feitos marcantes na base. Sendo assim, o primeiro jogo oficial do Futebol Clube Cascavel em 2026 é justamente o confronto contra o Juventus de São Paulo neste sábado. “O que eu posso passar é que a nossa comissão técnica é bem sólida, bem integrada. Todo o estafe deu todo o suporte para que gente tenha um êxito maior dentro da competição. Sabemos que um grupo difícil, mas todas as estratégias foram elaboradas e bem planejadas. Pela primeira vez dirigindo o Cascavel na Copa São Paulo eu pretendo fazer uma grande competição. Na estreia contra o Juventus, a meta e fazer um grande jogo, sair com a vitória, que acho que é um passo fundamental para a classificação”, disse Vanucci.
Paranaenses
O Paraná conta com quatro times na disputa da Copa São Paulo deste ano, justamente os quatro semifinalistas do último estadual em que o Cascavel foi vice-campeão. O primeiro a entrar em campo foi o Coritiba, que estreou na Copinha diante da Ponte Preta nesta sexta-feira (02) e foi derrotado por 4 a 2. O Coxa faz parte do Grupo 14, em Patrocínio Paulista. E volta a jogar na próxima segunda (05) contra o Real de Roraima.
Quem também estreia neste sábado na Copinha é o Athletico-PR. O Furacãozinho está no Grupo 5, em Araçatuba, e o primeiro compromisso é contra o Oeste, às 21h30, no fechamento da primeira rodada. Nesta chave, o Athletico também irá enfrentar o anfitrião Araçatuba e o Maricá do Rio de Janeiro.
Por fim, o Operário de Ponta Grossa faz parte do Grupo 20 e a estreia será contra o Paulínia Universitário neste domingo (04), às 11 horas, em Paulínia. Depois, o Fantasminha encara o Vila Nova de Goiás e a Portuguesa, que tem tradição no trabalho de base, em São Paulo.
Créditos: Luciano Neves
