Theo Manna vence corrida sprint da GP1000 na Super Final do MOTO1000GP em Cascavel
Piloto brasileiro venceu primeira prova do GP Motul e segue vivo na disputa pelo título brasileiro de 2025
Por Luciano Neves
Créditos: Grelak Comunicação
O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, recebe neste fim de semana a Super Final do MOTO1000GP. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade define os títulos de oito categorias no circuito mais curto e veloz do calendário. São mais de 160 pilotos em ação e 12 corridas entre este sábado (29) e domingo (30).
A sprint da GP1000 abriu a programação de provas deste sábado. Theo Manna venceu após sustentar a liderança desde a largada. O piloto da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing saiu da pole position e enfrentou pressão forte de Ramiro Gandola nas primeiras voltas. Gandola largou da quarta posição, avançou rapidamente para segundo ainda no início e tentou reduzir a diferença, mas Theo manteve ritmo constante, ampliou a vantagem na segunda metade da prova e cruzou a linha com boa margem.
Antes da corrida, Theo comentou sobre a evolução do time. “Acho que foi uma corrida muito boa. Estamos indo bem. A ideia era largar bem e conseguimos. Vínhamos tendo dificuldades na largada nesta temporada, mas acertamos e foi uma evolução importante. O ritmo foi consistente e dá para ter uma ideia do que vamos precisar para amanhã, que terá praticamente o dobro de voltas. Vamos avaliar o que ajustar na moto e talvez administrar um pouco o ritmo. Manter volta a volta no mesmo tempo será complicado pelo calor, mas fizemos um bom trabalho até aqui. Sempre é possível lutar pelo título. Matematicamente existe a chance, não depende só da gente, mas estamos focados no nosso. Queremos vencer e fechar a temporada com duas vitórias.”
Segundo colocado no sprint, Gandola marcou a melhor volta da prova com 1min01s673 e valorizou o desempenho da Agem Racing. “Largamos de quarto para segundo com uma moto competitiva durante todo o treino. Na corrida acertamos a moto muito bem. Fizemos a melhor volta e ganhamos um ponto e um segundo lugar importantes. Amanhã vamos tratar a corrida de outra maneira, porque vou largar em quarto. Estou muito feliz. Agradeço à equipe, a todos que estão acompanhando e a Deus por sempre nos dar força. Vamos trabalhar. Falta um passo.”
Eduardo Burr, da Prt Burr Motorsports, completou o pódio. Mauro Passarino, da Bg Race Team, fechou em quarto e agora está 24 pontos atrás de Gandola. Theo reduziu a diferença para o líder para 14 pontos e leva a disputa do título para a corrida principal deste domingo, no início da tarde.
Na 1000 Evo, Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team Triumph Castrol, largou em oitavo e foi o melhor da categoria ao terminar em sétimo na geral. Julio Fortunato, da Sport Plus Racing, partiu em décimo e completou a corrida em nono na geral como segundo da Evo. Gleidson Babinha, da Motobel Brothers, largou em décimo primeiro e fechou em décimo na geral, garantindo o terceiro lugar da categoria. Fortunato sai da sprint com 21 pontos de vantagem sobre Fox na tabela.
Na 1000 Light Eduardo Marques, da Motobel Brothers, largou em décimo segundo e confirmou a vitória da categoria ao cruzar em décimo primeiro na geral. Thiago Fonseca, da Nrt, foi o segundo e Marcelo Miarelli, da Castrol, terminou em terceiro. Wesley Lima, da Sport Plus Racing, fechou em décimo quinto na geral e segue vice-líder do campeonato. Marques abriu 23 pontos sobre Wesley e depende apenas de chegar à frente do rival na corrida principal para conquistar o título.
NA PISTA
Antes da prova, Theo Manna destacou a evolução do semestre e alinhou na pole, seguido de Mauro Passarino e Felipe Gonçalves. Na largada, manteve a ponta enquanto Ramiro Gandola avançou de sexto para segundo nos primeiros metros. Seba Salom pulou para terceiro e Passarino caiu para quinto, posição em que foi superado por Burr. Nas primeiras voltas a pressão sobre Theo foi intensa. Gandola reduziu a diferença para menos de dois décimos e Burr assumiu o terceiro lugar. Passarino recuperou o quarto posto e Felipe Gonçalves abandonou na sexta volta. Na Evo Ricardo Fox era o sétimo geral com Fortunato logo atrás.
A partir da quinta volta Theo passou a controlar melhor o ritmo, abriu vantagem estável sobre Gandola e manteve voltas consistentes. Burr segurou o terceiro lugar, Passarino permaneceu em quarto e Salom em quinto. No pelotão da Light Eduardo Marques seguia em décimo primeiro e Wesley Lima em décimo quinto. As posições se mantiveram até o fim.
Theo Manna venceu após dez voltas. Gandola foi o segundo com a melhor volta da corrida e Burr completou o pódio. Passarino terminou em quarto e Salom em quinto. Fox encerrou em sétimo e ampliou sua disputa na Evo. Eduardo Marques confirmou a vitória da Light ao cruzar em décimo primeiro na geral.
Créditos: Assessoria
