Sindicato Rural entrega drone à Polícia Militar para reforçar segurança no campo
O drone conta com câmera térmica para identificar alvos no escuro, Zoom óptico de 56x, permitindo análises detalhadas

Garantir a segurança no campo. Esse foi o objetivo do Sindicato Rural de Cascavel ao realizar a entrega de drone DJI Mavic 3 Thermal à Patrulha Comunitária Rural. A entrega oficial ocorreu durante o Show Rural Coopavel 2025, no estande da entidade, fortalecendo a vigilância das propriedades rurais e proporcionando mais proteção para os produtores da região. “Não tem sensação melhor do que dormir e trabalhar tranquilo. Como representantes das famílias do campo não poderíamos deixar de contribuir. Queremos potencializar a força da segurança pública com a doação deste equipamento de última geração”, destaca Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.
O drone conta com câmera térmica para identificar alvos no escuro, Zoom óptico de 56x, permitindo análises detalhadas; GPS com precisão centimétrica (RTK) para mapeamento exato; Bateria para patrulhamentos prolongados. Tela dividida com visão térmica e convencional, aumentando a eficácia.
A tecnologia será utilizada pela Patrulha Comunitária Rural de Cascavel, permitindo operações mais ágeis e seguras na proteção das propriedades agrícolas. “Ele será usado pela Patrulha Rural no policiamento de todos os distritos do município, principalmente em ocorrências com indivíduos em fuga, auxiliando equipes em solo. Cascavel é o 5o maior município em território, uma das maiores em área rural do Paraná”, reforçou o coronel Cícero, da Polícia Militar. “Só temos a agradecer a parceria do Sindicato Rural que temos a intenção de fazer crescer. A área rural precisa de atenção especial”, observou o presidente do Conseg, Sérgio Leandro Gomes
Polícia Militar Rural presente no estande
Além da entrega do drone, a Polícia Militar esteve no estande do Sindicato Rural de Cascavel durante o Show Rural Coopavel 2025 para o cadastramento de produtores rurais de todo o Paraná no projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0. Esse cadastro facilita a comunicação entre produtores e forças de segurança. Com isso, os atendimentos a ocorrências serão mais ágeis, aumentando a eficiência do patrulhamento nas áreas rurais. Durante o evento, os visitantes poderão conversar com os agentes da Patrulha Rural e entender como essa integração fortalece a segurança no campo.
A iniciativa reforça o papel do Sindicato Rural de Cascavel como um aliado dos produtores na segurança rural, apoiando soluções tecnológicas para reduzir furtos e invasões.
Sindicato Rural no Show Rural Coopavel
Paulo Orso, destacou que o estande do Sindicato Rural recebeu em média cerca de 4.000 visitantes por dia, incluindo produtores rurais de todo o estado e estudantes de colégios agrícolas. Um dos temas em destaque no estande do Sindicato Rural é o sequestro de carbono, uma prática que tem ganhado espaço como alternativa de diversificação de renda para os produtores. “O produtor rural não é vilão. Pelo contrário, ele contribui significativamente para a preservação ambiental. Com o sequestro de carbono, ele pode gerar recursos extras enquanto ajuda a melhorar as condições do meio ambiente”, explicou Orso.
A tecnologia também tem papel central no evento. Mais de 2.000 alunos de colégios agrícolas estão sendo recebidos no estande do sindicato, onde têm acesso a equipamentos de ponta, como drones para aplicação de defensivos agrícolas. “Queremos estimular a nova geração que vai liderar o agro nos próximos anos. Eles precisam estar capacitados em tecnologias como a Agricultura 5.0”, afirmou Orso.