Silas Malafaia convoca manifestações pró-Bolsonaro em todo o Brasil para 3 de agosto
Pastor mobiliza apoiadores contra decisões do STF; Bolsonaro está impedido de comparecer
Por Gazeta do Paraná

O pastor Silas Malafaia, um dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PL), intensificou nesta quinta-feira (24) a convocação para atos nacionais de apoio ao ex-presidente, agendados para 3 de agosto. Batizada de “Reaja Brasil”, a mobilização vai contar com vídeos de políticos, apoiadores anônimos e lideranças religiosas, todos coordenados por Malafaia.
Bolsonaro, no entanto, está impedido de participar, devido às medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele é obrigado a usar tornozeleira eletrônica, não pode sair de casa nos fins de semana, está proibido de utilizar redes sociais e de ter contato com aliados investigados. As restrições fazem parte das investigações sobre suposta tentativa de pressionar governos estrangeiros contra o STF.
No vídeo divulgado por Malafaia, ele afirma: “Agora não são mais os políticos que convocam o povo, é o povo que chama os políticos, porque já estamos nas ruas”. O pastor ainda criticou decisões do Supremo e comparou o tratamento dado a Lula e Bolsonaro, afirmando que “Bolsonaro não tem nenhuma condenação e o STF quer prendê-lo”.
Além de protestar contra as decisões judiciais, o movimento “Reaja Brasil” vai defender a liberdade de expressão e criticar o Judiciário. A estratégia dos organizadores é reunir apoiadores em todas as capitais do país e dar destaque à participação de parlamentares e figuras civis.
Em uma live recente, Eduardo Bolsonaro também incentivou a retomada dos protestos: “Talvez esteja na hora de voltarmos a ir para as ruas”, disse o deputado licenciado.
