GCAST

Série B: Coritiba pode dar mais um passo ao acesso nesta rodada

Coxa lidera a competição com 60 pontos e recebe o CRB no Couto Pereira

Por Luciano Neves

Série B: Coritiba pode dar mais um passo ao acesso nesta rodada Créditos: JP Pacheco

A Série B do Brasileirão promete um final empolgante. Restam quatro rodadas para o encerramento da competição, com o líder Coritiba em situação um pouco mais confortável e uma disputa que será emocionante pelas vagas na Série A. Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coritiba (60 pontos) caminha de forma sólida rumo ao retorno à Série A, com 98,9% de chances de acesso. O time paranaense lidera as probabilidades e depende de muito pouco para confirmar a vaga. Logo atrás, a Chapecoense (57 pontos) aparece bem posicionada, com 84,6%, sustentando uma margem confortável na zona de acesso. O desempenho recente mantém o clube em situação favorável, mas ainda sujeito a ameaças de quem vem logo atrás. O Remo também tem 57 pontos, mas surge como terceiro mais cotado, com 69,6%, e vive momento de confiança na briga. A disputa esquenta mesmo a partir da quarta vaga. Goiás (36,5%), Novorizontino (36%), Criciúma (35,4%) e Athletico-PR (32,6%) estão embolados, separados por dois pontos na tabela e menos de quatro pontos percentuais. Cada rodada pode reposicionar completamente a tabela e a pressão por resultados deve crescer.

Outros quatro times ainda sonham com a elite nacional: CRB (5%), Cuiabá (0,87%), Atlético-GO (0,40%) e Avaí (0,098%) aparecem com chances matemáticas, porém remotas.

 

Rodada

A 35ª rodada da Série B será aberta nesta sexta-feira (31) com dois jogos, às 19 horas. O Coritiba joga em casa e recebe o CRB, no Couto Pereira. Uma nova vitória pode aproximar o Alviverde do acesso. Apesar de o Coxa liderar a Série B, encara um adversário que quer se manter na luta pelo acesso. O CRB aparece no oitavo lugar com 51 pontos, são quatro a menos que o Goiás que fecha o grupo dos quatro primeiros colocados. No mesmo horário, jogam Atlético-GO e Paysandu, em Goiânia.

O G-4 da Série B pode ter alterações nesta sexta. O Criciúma joga fora de casa contra a Ferroviária, às 21h35. O time catarinense é o sexto com 54 pontos e entra no grupo dos quatro primeiros em caso de vitória. Isso porque os demiais integrantes do G-4 jogam na sequência. No sábado (1º), o Goiás, quarto com 55, recebe o Athletico-PR, às 16 horas, na Serrinha. O Remo tem um confronto direto contra a Chapecoense no domingo (02), no Baenão.

Dose dupla

O time alternativo do Coritiba despachou o Athletico-PR, que também teve uma equipe genérica, nas quartas de final da Copa FPF. No jogo de volta, venceu por 1 a 0, na Vila Capanema, e está na próxima fase. O Coxa faz o jogo de ida das semifinais contra o Azuriz no domingo (02), às 15h30, na Vila Capanema. O Azuriz teve melhor campanha na fase inicial e fará o jogo de volta no dia 09 de novembro, em Pato Branco.

A outra semifinal terá o primeiro jogo neste sábado (1º). Rio Branco e Cianorte jogam às 15h30, no Gigante do Itiberê. O Leão do Vale fará o jogo de volta no dia 08 de novembro, em Cianorte.

SÉRIE B

Chance de acesso à Série A

1 Coritiba      98,90%

2 Chapecoense      84,60%

3 Remo        69,60%

4 Goiás        36,50%

5 Novorizontino       36,00%

6 Criciúma    35,40%

7 Athletico-PR         32,60%

8 CRB 5,00%

9 Cuiabá       0,87%

10 Atlético-GO        0,40%

11 Avaí         0,098%

*cálculos feitos pela UFMG

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp