Senegal e Marrocos decidem a Copa Africana de Nações neste domingo
O Marrocos é o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo
Por Luciano Neves
Créditos: Franck Fife
Algumas das principais seleções do planeta irão voltar os olhares para a África neste domingo (18), mais precisamente para o Estádio Moulay Abdellah, no Marrocos. É que este será o local da grande decisão da Copa Africana de Nações, às 16 horas. A decisão coloca frente a frente duas seleções que estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026: Senegal e Marrocos. O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, deve ter assistido a todos os jogos do Marrocos na Copa Africana e ficará de olho na decisão deste domingo. Até porque, o Marrocos é o primeiro adversário do Brasil no Mundial.
A seleção marroquina é a anfitriã da Copa Africana e foi a primeira colocada no Grupo A com duas vitórias e um empate. Nas oitavas sofreu para eliminar a Tanzânia por 1 a 0. Já nas quartas de final derrotou Camarões por 2 a 0. E na última quarta-feira garantiu a presença na decisão deste domingo depois de passar pela Nigéria nas penalidades, após um empate sem gols no tempo normal.
Na Copa do Catar, em 2022, Marrocos fez história e se tornou a primeira seleção africana a chegar numa semifinal de um Mundial. A atual seleção conta com jogadores que foram pilares daquela campanha como o goleiro Bono e o lateral-direiro Hakimi, atleta do PSG. E no ataque, a aposta é em Brahim Díaz, jogador do Real Madrid e que vem fazendo uma grande Copa Africana.
Mas do outro lado está Senegal, que também protagonizou algumas façanhas em termos de Copa do Mundo. Em 2002, por exemplo, em seu primeiro jogo num Mundial, derrotou a então campeã França por 1 a 0. Na Copa de 2026, Senegal volta a enfrentar a França, já que faz parte do Grupo I. A chave não será nada fácil para o time do astro Sadio Mané, já que tem também a Noruega. Mané foi o autor do gol da vitória de Senegal por 1 a 0 sobre o Egito nas semifinais. Antes, Senegal foi o líder do Grupo D com sete pontos. Nas oitavas, superou o Sudão por 3 a 1. E nas quartas superou Mali por 1 a 0. Ou seja, os dois finalistas da Copa Africana ainda estão invictos.
Créditos: LUCIANO NEVES
