Rubro-Negro defende a ponta no Fla-Flu e Verdão tenta retomar a ponta contra o Vitória
Nos últimos dez clássicos, o Flamengo perdeu apenas uma vez para o Fluminense
Por Luciano Neves
Créditos: Getty Images
O Campeonato Brasileiro não tem mais jogos atrasados. As partidas pendentes do primeiro turno foram realizadas no último fim de semana. Inclusive, os resultados destes jogos alteraram a liderança do campeonato faltando cinco rodadas para o fim. E os dois principais postulantes ao título jogam nesta quarta-feira (19). O Flamengo, líder isolado com 71 pontos, terá o clássico Fla-Flu contra o Fluminense, às 21h30, no Maracanã, com mando do Tricolor das Laranjeiras, em jogo da 34ª rodada. O vice-líder Palmeiras não só foi ultrapassado pelo rival como perdeu a gordura. O Verdão ficará como o jogo diante do Atlético-MG, válido por essa rodada, pendente. Mas o Palmeiras não ficará com um jogo a menos já que entra em campo contra o Vitória, às 19h30, em jogo adiantado da 37ª rodada. Se o Palmeiras vencer o jogo ele reassume a ponta da tabela. Depois terá que torcer por uma ajuda do Fluminense para se manter na liderança.
Fla-Flu
Nos últimos dez clássicos, o Flamengo perdeu apenas uma vez para o Fluminense. No período, são cinco vitórias rubro-negras e quatro empates. Atualmente, o Flamengo soma quatro clássicos de invencibilidade contra o Tricolor, com duas vitórias e dois empates. A última derrota aconteceu em outubro de 2024, por 2 a 0, com gols de Lima e Jhon Arias. Na temporada, a invencibilidade rubro-negra chega a cinco partidas, com três vitórias e dois empates. O último revés foi diante do Fortaleza, no dia 25 de outubro.
Verdão
O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Vitória em jogo adiantado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília), no Allianz Parque. A equipe comandada por Abel Ferreira tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro depois de duas derrotas seguidas. No último sábado, o Palmeiras foi derrotado pelo Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro, em jogo atrasado da 13ª rodada. Antes disso, havia sido derrotado por 2 a 1 para o Mirassol.
Para o duelo, o técnico Abel Ferreira tem o retorno de Allan e Andreas Pereira, que cumpriram suspensão no clássico. Além disso, o treinador aguarda o retorno dos seis convocados, que disputam os últimos amistosos pelas seleções nacionais.
O Vitória retornou à zona do rebaixamento do Brasileirão após o triunfo do Santos sobre o Palmeiras em jogo que aconteceu na data Fifa. A equipe rubro-negra tem 35 pontos e ocupa a 16ª posição, apenas um ponto à frente do que o Peixe. Em seu último compromisso, no dia 9 de novembro, o Vitória empatou sem gols com o Botafogo. A equipe comandada pelo técnico Jair Ventura tenta sair da zona da degola e vem de dois jogos sem perder. Primeiro, venceu o Internacional, por 1 a 0, e depois empatou sem gols com o Botafogo.
Santos x Mirassol
O Santos tem pela frente, nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o Mirassol, em duelo válido pela 34ª rodada. A bola rola nesta quarta-feira (19), às 21h30, na Vila Belmiro. Além da luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Peixe tenta alcançar em casa um feito que não ocorre desde o Campeonato Paulista. Após vencer o Palmeiras na última rodada, a equipe busca conquistar duas vitórias consecutivas na Vila Belmiro pela primeira vez desde o estadual. Naquela ocasião, o time emendou três triunfos seguidos como mandante: 3 a 1 sobre o Água Santa, 3 a 0 contra o Noroeste e, por fim, 2 a 0 diante do Bragantino, pelas quartas de final. Na atual temporada, o Santos soma 11 vitórias, sete empates e seis derrotas em casa, com 33 gols marcados e 25 sofridos. O clube também tenta repetir uma sequência de dois triunfos seguidos no Brasileirão, algo que não acontece desde agosto, quando superou o Juventude por 3 a 1, na Vila, e o Cruzeiro por 2 a 1, fora de casa. Com a vitória sobre o Palmeiras, o Peixe pula para a 16ª posição e empurra o Vitória para o Z4. O Alvinegro Praiano agora soma 36 pontos conquistados, um a mais que o Leão.
Grêmio x Vasco
A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terá sequência nesta quarta-feira (19), terá também o confronto direto entre Grêmio e Vasco, que jogam às 21h30, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Ambos estão no meio da tabela, e querem seguir com o sonho de uma vaga na próxima Libertadores da América. O Cruzmaltino é o 11º colocado com 42 pontos, dois a mais que o Tricolor Gaúcho que ocupa o 14º lugar. Além da vitória, o Cruzmaltino tenta encerrar um jejum de 19 anos sem vencer o Imortal Tricolor fora de casa. O último triunfo vascaíno como visitante ocorreu em 7 de maio de 2006, por 2 a 1, no antigo Olímpico Monumental. Desde então, foram 14 confrontos longe do Rio de Janeiro, com ampla vantagem gremista: 12 vitórias e dois empates. Na Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, o domínio é ainda maior. O Tricolor venceu todos os oito duelos disputados no estádio diante do Vasco, mantendo 100% de aproveitamento. Vale lembrar que o último encontro com mando gremista ocorreu na Arena Condá, em 2024, devido às fortes enchentes que atingiram Porto Alegre e região.
Créditos: LUCIANO NEVES
