Renato Silva determina "pente-fino" em cadastros do programa Bolsa Família em Cascavel
Objetivo é impedir qualquer cadastro irregular de pessoa que não se enquadre no perfil do programa de assistência social
Por Gazeta do Paraná

Com o olhar humano e oferecendo assistência às famílias vulneráveis que realmente precisam, o programa Bolsa Família atende 12.778 famílias em Cascavel. No entanto, para garantir que não há nenhuma irregularidade e que não tenha nenhuma fraude de beneficiado que não se enquadre no perfil recebendo o auxílio financeiro, o prefeito de Cascavel, Renato Silva, determinou um verdadeiro “pente-fino” nos cadastros do programa.
Para isso, o chefe do Executivo determinou, por meio de Ofício, encaminhado para a Secretaria de Assistência Social, uma averiguação mais detalhada a fim de garantir uma gestão eficiente do programa federal.
Conforme a determinação, a Gestão do Cadastro Único realizará procedimentos de qualificação cadastral com o objetivo de identificar cadastros desatualizados e com dados inconsistentes. Para dar andamento a este trabalho, haverá um cronograma de visitas domiciliares, com intuito de realizar uma análise minuciosa dos benefícios concedidos, garantindo que o Programa Bolsa Família seja executado de maneira justa e eficiente.
Soma-se ainda à ação o Decreto Municipal n°19.304/2025, que será publicado nesta sexta-feira (21), e institui uma comissão e estabelece ainda que o grupo deverá monitorar a evolução do acompanhamento das condicionalidades, assim como o registro nos sistemas específicos; planejar e articular estratégias, com a rede de proteção social para superação das situações de vulnerabilidade, conforme os resultados dos motivos de não cumprimento e subsidiar e prestar informações aos Conselhos Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde nos conteúdos e dimensões do programa, entre outros.
A Comissão Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família se reunirá com periodicidade mínima de três meses. Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde fazem parte.
Secom/Cascavel