pref santa tereza Setembro 2025

Ratinho Junior defende manutenção das APAEs e critica decreto federal sobre inclusão

Governador reforça investimentos na educação especial e anuncia novas unidades das APAEs no Paraná

Ratinho Junior defende manutenção das APAEs e critica decreto federal sobre inclusão Créditos: Ari Dias/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu, nesta sexta-feira (31), em Londrina, a continuidade e o fortalecimento das APAEs e das escolas de educação especial no Paraná. Segundo ele, o Estado seguirá investindo na ampliação e modernização dessas instituições, responsáveis pelo atendimento especializado a estudantes com deficiência.

A declaração foi feita em resposta ao novo decreto do governo federal que estimula a inclusão de alunos com deficiência exclusivamente em salas regulares de ensino. Ratinho Junior classificou a medida como “um equívoco” e afirmou que o Paraná continuará priorizando um modelo de inclusão estruturado e com suporte técnico adequado.

Durante o evento, o governador destacou que o Estado investe cerca de R$ 480 milhões por ano nas instituições de ensino especial, beneficiando 48 mil alunos com deficiência intelectual, autismo e múltiplas deficiências. O investimento total previsto até 2027 é de R$ 1,9 bilhão.

Ratinho Junior também anunciou a construção de 17 novas unidades próprias das APAEs, sendo duas já entregues, em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, e outras 15 em diferentes estágios de execução. Entre os municípios contemplados estão Piên, Douradina, Guamiranga, Prado Ferreira, Boa Vista da Aparecida e Nova Londrina.

As novas sedes seguem padrões modernos de acessibilidade e contam com salas de aula, biblioteca, refeitório e espaços destinados a atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

O governador reforçou que o Paraná é o estado que mais investe em educação especial no país. “O modelo das APAEs é um exemplo de sucesso. Vamos defender essas instituições e trabalhar junto à bancada federal para garantir que continuem oferecendo um ensino de qualidade”, afirmou.

Atualmente, o Paraná possui 350 unidades das APAEs, que atendem cerca de 45 mil estudantes em todas as regiões do Estado. A rede estadual também abriga mais de 100 mil alunos público-alvo da educação especial, atendidos em salas de recursos multifuncionais e acompanhados por professores especialistas, tradutores de Libras e profissionais de apoio.

Acesse nosso canal no WhatsApp