RESULT

Rafael Fleck fatura o título da Truck e Muffato é vice

O piloto gaúcho venceu a corrida principal no último domingo e conquistou o título da temporada

Por Luciano Neves

Rafael Fleck fatura o título da Truck e Muffato é vice

Mais uma temporada da Fórmula Truck chegou ao fim. Mais uma vez, Cascavel foi escolhida para sediar a última etapa da categoria dos brutos. Foi assim em 2022. Foi assim no ano passado. E foi assim na temporada de 2024. A pista do Autódromo Zilmar Beux recebeu a última prova do ano no domingo (1º). Nada mais justo já que a Fórmula Truck tem uma relação de intimidade com Cascavel. O circuito foi o primeiro a receber uma corrida de caminhões. Foi o berço da Truck e acolheu a categoria em seu renascimento nas últimas três temporadas.

O público também abraçou a Fórmula Truck lotando as dependências do autódromo no último domingo. Famílias inteiras foram apreciar os gigantes das pistas, caminhões com cinco toneladas, e seus audazes pilotos, que conseguem segurar essas máquinas no temido Bacião.

Por falar em família, o sobrenome Fleck ampliou o histórico na categoria. Isso porque o jovem piloto Rafael Fleck foi o campeão no último domingo, em Cascavel. A situação era bem favorável para ele, que desembarcou em Cascavel como líder da categoria GT Truck (eletrônicos), a principal do evento. Ele somou todos os pontos possíveis na etapa cascavelense. Fez a pole, venceu a prova de ponta a ponta e ainda fez a melhor volta. Com isso, sagrou-se campeão da Truck, repetindo o que fez o pai Jorge Fleck, que venceu a categoria dos brutos em duas ocasiões. “Muito feliz porque agora são três títulos da família Fleck”, disse o gaúcho, que desperdiçou a chance de ser campeão por antecipação na etapa anterior, em Tarumã, no Rio Grande do Sul, seu estado. Mas para ele, vencer em Cascavel foi especial. “Para mim é tão emocionante quanto tivesse sido lá. Aqui foi a minha primeira corrida e o meu primeiro contato com caminhão. Aqui é a minha segunda casa”, disse.

“Levar mais um para casa é muito bom porque a gente entra para a história. É o terceiro título da família Fleck e no ano que vem tem mais”, disse o campeão, que fechou o Campeonato Interestadual com 665 pontos. Fleck também foi o campeão da Copa Mercosul de Fórmula Truck com 290 pontos.

 

Vice

E o experiente Pedro Muffato tinha a possibilidade de fechar o calendário com o título da categoria GT Truck, mas ficou com o vice-campeonato. Na prova de domingo, ele foi o terceiro colocado. Muffato, que foi campeão da Truck em 2023, sabia que era bem difícil tirar o título de Fleck. Muffato fechou o Campeonato Interestadual com 613 pontos, 23 de vantagem para o terceiro colocado Túlio Bendo. E o resultado em Cascavel rendeu também o vice-campeonato da Copa Mercosul com 245 pontos.

Resta saber se Pedro Muffato vai em busca do bicampeonato da Truck em 2025. Ele ainda não se decidiu. Irá tomar a decisão em janeiro do ano que vem. O fato é que a categoria precisa desse querido ‘vozão’ nas pistas. A presença dele nas pistas é o melhor incentivo para os pilotos mais jovens. E só assim, se mantém a união dessa grande família chamada Fórmula Truck.