Raízes Baobá: “Dia da Consciência Negra” será celebrado com programação cultural em Cascavel
O evento “Raízes Baobá” oferecerá uma programação composta por atividades culturais e artísticas, com desfiles, batalhas de rima, apresentações de dança e música, entre outros, para conscientizar o público sobre a importância do “Dia da Consciência Negra”. As atividades gratuitas acontecem no dia 20 de novembro, a partir das 16h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel.
Neste ano, antes mesmo da chegada do “Dia da Consciência Negra”, celebrado no dia 20 de novembro, a data já estava em pauta no Brasil. Isso porque, no ano de 2023, foi aprovada pela presidência da república, a lei 14.759/23, que torna o “Dia da Consciência Negra” feriado nacional. Até então, a data não era considerada “ponto facultativo” e nem fazia parte do “calendário nacional”, e neste ano, pela primeira vez, será considerada feriado nacional.
A data, simbólica para a história do Brasil, marca o dia da morte do último líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, lembrado pela sua contribuição na luta pelo fim da escravidão no país e pela liberdade religiosa dos povos afrodescentendes. Morto em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi eternizado na história do país como um símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil.
Apesar de abolida do território nacional apenas em 1888, a escravidão gerou marcas duradouras na sociedade, como o preconceito, a discriminação, além da falta de oportunidades e visibilidade para os povos negros e afrodescendentes.
E para fomentar debates que reforcem a importância desta data, que Cascavel recebe, no dia 20 de novembro, a partir das 16h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, o evento “Raízes Baobá: Celebrando Nossa Ancestralidade”.
Organizado por Sirlene da Silva, Dayane Cristine e Maria Leide Carvalho, o evento tem como objetivo promover um momento de conscientização e respeito à diversidade, através do compartilhamento de informações com a sociedade.
Em entrevista ao Caderno Mais, uma das organizadoras, Sirlene da Silva, pontuou a importância das ações, principalmente neste ano, em que a data será considerada feriado nacional: “Neste dia, lembramos a história de resistência e luta contra o racismo e a opressão, celebrando a riqueza cultural, social e histórica do povo negro. Nosso projeto visa promover uma série de atividades e apresentações que abordam diversos aspectos da cultura e história dos nossos ancestrais. No dia 20 de novembro de 2024, cuja lei torna a data feriado, o objetivo não será apenas homenagear o dia, mas também educar e conscientizar a comunidade sobre a importância da igualdade racial e da inclusão”, explica Sirlene.
A organizadora acrescenta ainda que o evento é uma forma de fortalecer, compartilhar e honrar a história dos povos afrodescendentes, sendo uma oportunidade de dar maior visibilidade, não só para suas lutas, mas também para suas habilidades e talentos.
Para promover um momento educativo e informativo sobre a importância da data, a programação contará com um cronograma recheado de atividades. Como já citado anteriormente pela reportagem, o evento terá início a partir das 16h30 do dia 20 de novembro, no Teatro Municipal Sefrin Filho.
Ao longo da programação, o “Raízes Baobá: Celebrando Nossa Ancestralidade”, contará com uma série de manifestações artísticas, culturais e ancestrais, que destacam a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira. Para isso, estão programadas para acontecer atividades culturais, como: performances de expressões ancestrais, desfile e danças afro, sarau de poesias na temática, batalha de rima e muita música, apresentada por DJ´s e grupos de samba locais.
Esta será uma forma de aproveitar o primeiro ano em que o “Dia da Consciência Negra” é oficialmente acatado como feriado nacional, para reforçar a importância da cultura afro-brasileira e o respeito pelas diferenças: “O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data de grande importância para o reconhecimento e valorização da contribuição da cultura dos afro-brasileiros na formação da nossa sociedade. Neste dia, relembramos a história de resistência e luta contra o racismo e a opressão, celebrando a riqueza cultural, social e histórica do povo negro”, acrescenta.
O dia será uma espécie de resgate às raízes do povo negro, e uma homenagem aos ancestrais, tudo para reforçar a importância do combate a discriminação racial: “Nosso projeto visa promover uma série de atividades e apresentações que abordem diversos
aspectos da cultura e história dos nossos ancestrais”, promovendo uma compreensão mais profunda e empática sobre a luta contra o racismo, finaliza.
Reforçando o recado, acontece neste dia 20 de novembro, a partir das 16h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, o evento “Raízes Baobá: Celebrando Nossa Ancestralidade”. A programação reúne uma série de atividades culturais e artísticas, para celebrar o “Dia da Consciência Negra”. Para saber mais detalhes da programação ou tirar dúvidas sobre o evento, basta contatar as organizadoras através do perfil: @raizes.baoba, no Instagram.
Data
20/11
Evento Raízes Baobá será realizado no dia 20 de novembro
Trecho
“O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data de grande importância para o reconhecimento e valorização da contribuição da cultura dos afro-brasileiros na formação da nossa sociedade. Neste dia, relembramos a história de resistência e luta contra o racismo e a opressão, celebrando a riqueza cultural, social e histórica do povo negro”
-Sirlene da Silva
Organizadora do evento
Créditos: Redação