Profissionais do SUS começam a receber vacina nacional contra a dengue
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue em dose única no mundo e foi indicada para pessoas entre 12 e 59 anos
Por Gazeta do Paraná
Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Profissionais da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a receber, nesta segunda-feira (9), a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O Ministério da Saúde encomendou 3,9 milhões de doses do imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro.
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue em dose única no mundo e foi indicada para pessoas entre 12 e 59 anos. Nesta etapa inicial, a aplicação será destinada às equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros e médicos.
Durante cerimônia em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância do início da imunização. “Estamos presenciando um marco histórico”, afirmou. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também visitou o Centro de Produção de Vacina contra a Dengue do Butantan e defendeu investimentos contínuos em pesquisa científica e parcerias internacionais para ampliar a produção.
Segundo estudos avaliados pela Anvisa, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática na população analisada e 89% de proteção contra formas graves da doença. Pesquisas publicadas em revistas científicas também indicam redução da carga viral em pessoas vacinadas, o que diminui o risco de agravamento.
A previsão do governo é proteger cerca de 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do SUS. A ampliação para outros públicos deverá ocorrer no segundo semestre, conforme o aumento da capacidade produtiva.
O imunizante utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, já empregada em outras vacinas amplamente usadas, como febre amarela e tríplice viral. A expectativa é que a nova etapa fortaleça a prevenção da dengue no país, especialmente diante do aumento de casos nos últimos anos.
