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Procon recebe reclamações sobre contas de energia e se reúne com Copel para esclarecimentos

Atento às demandas da comunidade, Procon está acompanhando os casos apontado pelos consumidores

Por Gabriel Porta Martins

Procon recebe reclamações sobre contas de energia e se reúne com Copel para esclarecimentos Créditos: Secom/Divulgação

Somente neste ano de 2025, o Procon de Cascavel recebeu 60 reclamações em relação à Copel, sendo cerca de 90% em relação ao aumento significativo das contas de energia elétrica. Atento a esse cenário de insatisfação dos consumidores, o Município se reuniu nesta terça-feira (11) com diretores da regional de Cascavel para esclarecimentos. 

O procurador-chefe do Procon, Lucas Fracaro, conta que em todo o ano de 2024, os consumidores acionaram o Procon 108 vezes por conta da Copel, enquanto somente nestes primeiros meses do ano já foi mais que metade desse número. “Nós aproveitamos a reunião para entender melhor o panorama. A Copel nos esclareceu que os novos medidores não possuem interferência, uma vez que têm a mesma precisão de aferição dos antigos. No entanto, como os relógios antigos, uns de 20 anos, que estavam nas residências são mecânicos, por engrenagens, pode ser que havia uma leitura abaixo do consumo real, que agora com o medidor novo, faça a aferição correta", disse ele sobre o encontro. "Outros casos, a Copel nos ensinou a verificar na própria fatura de luz, se é um medidor antigo pela numeração ou se é um medidor novo, para identificar e selecionar caso a caso desses medidores novos”.

A Copel alertou ainda que o aumento do consumo nestes dias de altas temperaturas é um fator determinante para o incremento nas contas. Uso de ar-condicionado e ventilador podem impactar nestas contas.  

O Procon reforça que segue atento às demandas da comunidade e seguirá acompanhando os casos. Se mais consumidores se sentirem lesados de alguma forma, podem acionar os serviços do órgão. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem fechar para o almoço. 

O endereço é na Rua Duque de Caxias, nº 558, bairro Centro. Para demais dúvidas, através do Whatsapp (45) 3392-6300, das 8h às 14h.

Créditos: Secom