RESULT

Preparativos do 38º Show Rural entram na reta final

Expositores retomam montagem dos estandes nesta sexta-feira (2) na área de 72 hectares do parque

Por Eliane Alexandrino

Preparativos do 38º Show Rural entram na reta final Créditos: Divulgação

 Os preparativos para o Show Rural Coopavel entram na reta final. A partir desta sexta-feira (2), os expositores estão autorizados a retomar a montagem dos estandes no parque da feira, localizado em uma área rural de 72 hectares, a cerca de dez quilômetros do centro de Cascavel.

A organização do evento reforça que a 38ª edição, que abre o calendário das grandes feiras do agronegócio em 2026, mantém o foco em liderança, estrutura e na experiência do público. Para evitar atropelos e ampliar a segurança dos trabalhadores, a direção decidiu antecipar o início da montagem dos estandes. Desde dezembro, os expositores já estavam autorizados a iniciar os trabalhos, diferentemente de anos anteriores, quando as atividades começavam apenas em janeiro.

“Conversamos sobre essa medida e entendemos que a mudança seria bem-vinda, porque permite às empresas trabalhar com menos pressão de prazo, dando ainda mais atenção aos detalhes e à segurança”, afirma o coordenador-geral do evento, Rogério Rizzardi. Segundo ele, empresas responsáveis por estandes de maior porte foram as que mais aproveitaram essa janela antecipada.

Os trabalhos retomados nesta sexta-feira devem seguir até o dia 4 de fevereiro, quando todos os estandes precisam estar concluídos até as 19h. Ao longo das últimas semanas, a organização realizou diversas reuniões com representantes das 97 montadoras credenciadas para atuar no parque. Entre as principais orientações está o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por todos os trabalhadores.

“São pessoas do Brasil e do exterior que vêm a Cascavel porque confiam na Coopavel e no projeto construído ao longo de quase quatro décadas. O Show Rural é reflexo da união, do planejamento e do comprometimento de cada um”, destacou o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli.

 Investimentos e melhorias no parque

Desde a primeira edição, realizada em 1989, o Show Rural recebe investimentos contínuos para ampliar a disseminação de conhecimento e tecnologia no campo. De acordo com Rogério Rizzardi, diversas obras estão em andamento no parque, como a ampliação da área administrativa, do Espaço Impulso, do galpão do produtor, além de melhorias no estacionamento, pavimentação de ruas e reforma de banheiros.

“A superação e a busca constante por fazer melhor ajudaram a moldar a agropecuária de Cascavel e de uma das regiões mais produtivas do Brasil e do mundo”, ressalta o coordenador.

Estandes maiores em 2026

Atendendo a solicitações de expositores tradicionais, a organização promoveu mudanças na área do parque, incluindo a realocação do estacionamento de expositores e da imprensa. O espaço liberado foi gramado, ampliando a metragem disponível para os estandes.

Com isso, algumas empresas contarão, em 2026, com áreas de até 3,5 mil metros quadrados, os maiores estandes da história do evento, cerca de mil metros quadrados a mais do que nas edições anteriores. É o caso das marcas Jacto e John Deere.

“O objetivo não é aumentar o número de expositores, mas qualificar ainda mais o que já temos, investindo no conforto e na comodidade dos visitantes”, enfatiza Rizzardi. A 38ª edição será realizada de 9 a 13 de fevereiro de 2026 e terá como tema “A força que vem de dentro”.

Tema destaca a resiliência do produtor rural

Ao comentar o tema desta edição, Dilvo Grolli destacou a determinação dos produtores rurais, que seguem firmes mesmo diante de intempéries, oscilações de mercado e outros desafios. O presidente também ressaltou a logomarca oficial do evento, considerada atemporal.

“Quando o nome Show Rural foi colocado sobre o globo terrestre, ainda não tínhamos a dimensão de que estávamos construindo um evento mundial. Por isso, essa logomarca segue atual e continuará por muito tempo”, afirmou.

A abertura oficial do 38º Show Rural Coopavel será marcada por uma missa às 11h do dia 8 de fevereiro. A feira contará com cerca de 600 expositores nacionais e internacionais.

 Mais ruas cobertas para o público

Outra marca do evento é a ampliação das ruas cobertas. Com os novos trechos em preparação, o parque passará a contar com 11 quilômetros de ruas cobertas, dentro de um total de 15 quilômetros de vias pavimentadas.

“O Show Rural foi o primeiro grande evento do agro brasileiro a investir nesse tipo de comodidade, protegendo o visitante do sol e da chuva e garantindo conforto em qualquer condição climática”, destaca Dilvo Grolli.

Para 2026, os novos trechos cobertos terão os seguintes patrocinadores: extensão da Avenida Show Rural (Baldan), rua E (Corteva), rua L (Cresol) e rua P (John Deere). As ruas C e D, já cobertas, passam a ter patrocínio da Tecnomil.

Segundo Rogério Rizzardi, com essas melhorias, grande parte das vias internas estará pavimentada e coberta. “Faltarão pouco mais de quatro mil metros lineares para concluirmos essa tarefa”, afirma.

O 38º Show Rural Coopavel será realizado de 9 a 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O acesso ao parque e o estacionamento são gratuitos.

Foto: Divulgação

Acesse nosso canal no WhatsApp