GCAST

Popularidade de Lula segue estável mesmo após embate com Trump e defesa da soberania nacional

40% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 29% avaliam como ótima ou boa

Por Da Redação

Popularidade de Lula segue estável mesmo após embate com Trump e defesa da soberania nacional Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mesmo após defender a soberania do Brasil e reagir com firmeza às críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não viu alterações significativas na avaliação do seu governo. Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) mostra que 40% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 29% avaliam como ótima ou boa — os mesmos números registrados em junho.

A taxa de eleitores que classificam o governo como regular oscilou de 31% para 29%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Outros 1% não souberam responder.

A desaprovação direta ao governo Lula permanece em 50%, enquanto 46% afirmam aprovar sua administração, também sem variações desde o levantamento anterior.

Havia expectativa de que o discurso em defesa da soberania nacional, adotado por Lula após o tarifaço de Trump — que impôs sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros —, pudesse impactar positivamente sua imagem. Uma pesquisa da Quaest de julho chegou a apontar leve melhora: a desaprovação caiu de 57% para 53%, e a aprovação subiu de 40% para 43%.

Esse mesmo levantamento indicou que 44% da população acredita que o governo federal tomou a decisão mais correta ao responder os EUA com a Lei da Reciprocidade. Já 29% disseram o mesmo sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, que apoiaram as sanções americanas.

Apesar disso, integrantes do governo reconhecem que o tema da soberania, embora importante, tem efeito limitado e não deve sustentar a popularidade do presidente até as eleições de 2026.

Acesse nosso canal no WhatsApp