Palmeiras estreia no Paulistas contra a Portuguesa e Peixe encara o Novorizontino
O Paulistão de 2026 será disputado no formato de Liga
Por Luciano Neves
Créditos: Cesar Greco
Com um novo formato, o Paulistão 2026 começa neste sábado (10). A reportagem apresenta as curiosidades e como vai funcionar o campeonato estadual com a maior premiação do país. O torneio não terá mais a tradicional fase de grupos, que divergia opiniões. O novo formato é uma fase de liga, semelhante a Liga dos Campeões, em que todos os times estão na mesma tabela de classificação. Após oito rodadas, os oito melhores se classificam para a fase eliminatória. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2. A nova forma de disputa do campeonato liberou quatro datas (antes eram até 16 jogos e agora são, no máximo, 12). O Paulistão será disputado entre 10 de janeiro e 8 de março. Houve uma adaptação nas partidas para que os clássicos aconteçam na fase de grupos. Portanto, todos os principais duelos da capital, além de rivalidades do interior (como Guarani x Ponte Preta) continuarão acontecendo.
Verdão
O Palmeiras estreia o Campeonato Paulista neste sábado, contra a Portuguesa. A bola rola a partir das 20h30, no Estádio do Canindé, em São Paulo. O Verdão terminou a temporada de 2025 no dia 7 de dezembro após o fim do Brasileirão e só se reapresentou no último domingo, dia 4 de janeiro. Marlon Freitas deve ser novidade no time do Palmeiras para a estreia do Campeonato Paulista. O volante foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na quinta-feira, dia em que foi apresentado oficialmente pelo clube, e está à disposição do técnico Abel Ferreira para o duelo contra a Portuguesa. O jogador de 30 anos é o primeiro reforço do Palmeiras para a temporada de 2026. Após defender o Botafogo por três temporadas, o atleta assinou um vínculo com o clube paulista até o fim de 2028.
A Portuguesa está se preparando para a temporada de 20126 desde o dia 8 de outubro. A primeira rodada do Paulista marca a estreia da nova comissão técnica, encabeçada pelo técnico Fábio Matías. O auxiliar é Raphael Laruccia, ex-Corinthians.
Santos
Neste sábado, o Santos estreia no Campeonato Paulista diante do Novorizontino. A bola rola no gramado da Vila Belmiro, em Santos, a partir das 16 horas. O Santos sofreu em 2025 para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro, mas encerrou o ano animado com o trabalho de Juan Pablo Vojvoda. A equipe engatou uma boa sequência no fim da temporada, com seis jogos de invencibilidade (quatro vitórias e dois empates). A principal novidade é Gabigol. O atacante foi contrato por empréstimo do Cruzeiro, por uma temporada, e tenta melhorar o sistema ofensivo do Santos de Vojvoda. Além disso, Neymar renovou até o fim de 2026 - mas não estará à disposição neste começo de Paulista por conta de uma artroscopia no joelho esquerdo.
Créditos: Gazeta Esportiva
