GCAST

Os dois melhores times do Estado na final da Ouro

Umuarama e Pato Futsal fazem neste sábado (07) o jogo de ida da grande final do Paranaense

Por Luciano Neves

Os dois melhores times do Estado na final da Ouro

O futsal do Paraná terá um novo tricampeão. A edição do Campeonato Paranaense da Série Ouro de 204 se aproxima do fim e restam apenas dois jogos. Justamente as duas partidas decisivas da competição, que colocam frente a frente dois bicampeões estaduais. Neste ano, a final da Série Ouro será entre Umuarama e Pato Futsal. As duas equipes fazem o jogo de ida da final neste sábado (07), às 16 horas, no ginásio Amário Vieira da Costa. A partida de volta que definirá o campeão deste ano será na próxima terça (10), no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. Ambos buscam o terceiro título do Estadual. O Pato Futsal venceu a competição pela primeira vez em 2017, numa decisão contra o Marreco. No ano passado, em nova final entre times do sudoeste, derrotou o Chopinzinho. Com isso, vai para a segunda decisão seguida em defesa do título. O Pato Futsal foi o time de melhor campanha na fase classificatória com 30 pontos. Com isso, ganhou o direito de, novamente, fazer a partida de volta da final em casa. Essa campanha colocou o time do técnico Betinho direto nas quartas de final. O Pato passou pelo Esporte Futuro no primeiro mata-mata. Depois, eliminou o Guarapuava nas semifinais.

O Umuarama conseguiu a vaga nesta decisão na última quarta-feira com a vitória sobre o Marreco de Francisco Beltrão por 4 a 2. A equipe do técnico Peri Fuentes foi a segunda colocada na fase classificatória com os mesmos 30 pontos do Pato. Mas ficou atrás do Pato nos critérios de desempate. Com isso, também avançou de maneira direta para as quartas onde eliminou o Operário de Laranjeiras do Sul com drama. Foi goleado no jogo de ida, venceu a volta em casa. Com isso, a decisão da vaga foi para a prorrogação, mas a vaga nas semifinais só veio nos pênaltis. Nas semifinais, o Umuarama venceu o Marreco nos dois jogos.

Apesar de ter dois títulos, o Umuarama tem vasto currículo em termos de decisões. Esta é a sua sétima final do Estadual. O Umuarama foi finalista pela primeira vez em 2005, quando foi derrotado pelo Cascavel Futsal. Naquela década, fez quatro finais seguidas. Em 2006, foi finalista novamente e foi superado pelo Atlético Patobranquense. Em 2007, conquistou o primeiro título em nova decisão contra o Cascavel Futsal. E em 2008, veio o bicampeonato contra o Ciagym Maringá.

O Umuarama voltou a uma final em 2015, quando foi derrotado pelo Guarapuava. E em 2020 fez a terceira final contra o Cascavel Futsal e foi derrotado.

 

Quase lá

Por muito pouco, a grande final do Campeonato Paranaense da Série Ouro não se repetiu na decisão da Liga Nacional. Isso porque os dois finalistas do Estadual foram também os representantes do Estado que foram mais longe na principal competição do futsal brasileiro. Umuarama e Pato Futsal alcançaram a fase de semifinais, mas ambos caíram no último fim de semana. O Pato cruzou o caminho do Jaraguá, tinha a vantagem do empate, porém foi derrotado na partida de volta no tempo normal e na prorrogação (4 a 0 e 2 a 0) e se despediu da Liga.

O Umuarama foi o adversário do Praia Clube nas semifinais. Foram dois empates em 2 a 2 entre os dois times, resultados que levaram a partida de volta para a prorrogação. E deu Praia! Vitória por 3 a 1.

 

Números

O Campeonato Paranaense da Série Ouro teve 152 jogos até agora, contando com as partidas do Torneio da Morte que definiram os três rebaixados: Coronel Futsal, Dois Vizinhos e Mangueirinha. Ao todo, a Série Ouro teve 745 gols, uma média de 4,9 por partida. O site da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) indica que Kelvinho, do Guarapuava, é o principal artilheiro com 14 gols. No entanto, a reportagem da Gazeta refez os cálculos e constatou que Carlão, do Cascavel Futsal, também é um dos artilheiros do Estadual com 14 gols. Ton, do Pato, pode assumir a artilharia, já que ainda joga no Estadual e tem 13 gols.