RESULT

Oposição aciona PGR contra escola de samba por ala com evangélicos em desfile

A ala chamada “neoconservadores em conserva” apresentou componentes vestidos como latas, representando uma família tradicional

Por Bruno Rodrigo

Oposição aciona PGR contra escola de samba por ala com evangélicos em desfile Créditos: Jose Cruz/Agência Brasil

Parlamentares da oposição acionaram a Procuradoria-Geral da República nesta segunda-feira (16) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói após um desfile no Rio de Janeiro que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ala chamada “neoconservadores em conserva” apresentou componentes vestidos como latas, representando uma família tradicional, com referências a evangélicos, agronegócio e defensores da ditadura.

Os autores das notícias-crime são o senador Magno Malta e o deputado Rodolfo Nogueira. Eles alegam que a encenação ridicularizou fiéis e pode configurar discriminação religiosa e escarnecimento público por motivo de crença. Entre os pontos citados está a presença de personagem com Bíblia dentro da alegoria, exibida em transmissão nacional.

Malta também apresentou representação no Tribunal Superior Eleitoral, afirmando que o enredo teve caráter político-eleitoral ao exaltar Lula e retratar o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidiário. O senador pede investigação por possível propaganda antecipada e uso indevido de recursos públicos. Até o momento, a escola não havia se manifestado oficialmente.

Acesse nosso canal no WhatsApp