ONU publica edital para modernização da maior unidade armazenadora da Conab, em Ponta Grossa

Além da obra em Ponta Grossa, o UNOPS ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos para as unidades armazenadoras da Conab em Cambé e Rolândia

Por Da Redação

ONU publica edital para modernização da maior unidade armazenadora da Conab, em Ponta Grossa Créditos: Palloma Pires/Conab

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo ligado à ONU especializado em infraestrutura, publicou nesta segunda-feira (28) o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelos serviços de impermeabilização e pintura de identidade institucional dos armazéns graneleiros da unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Ponta Grossa (PR). A unidade é a maior da Conab no Brasil, com capacidade para armazenar até 420 mil toneladas de grãos, distribuídas em seis armazéns horizontais e 16 silos verticais.

A licitação faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre UNOPS, Conab e Itaipu Binacional para modernização da estrutura de armazenagem da estatal, beneficiando tanto grandes quanto pequenos produtores rurais. O projeto tem como objetivo ampliar a eficiência da logística agrícola, reduzir perdas de grãos e reforçar o apoio à agricultura familiar.

Empresas interessadas em participar do processo licitatório devem se cadastrar no UNGM, o portal de compras das Nações Unidas, e enviar suas propostas por meio do sistema eSourcing até o dia 25 de agosto de 2025. Antes disso, no dia 5 de agosto, às 11h, será realizada uma sessão de esclarecimentos on-line, pela plataforma Google Meet. A visita técnica ao local das obras, etapa obrigatória do processo, está agendada para os dias 7 ou 8 de agosto, também às 11h.

Além da obra em Ponta Grossa, o UNOPS ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos para as unidades armazenadoras da Conab em Cambé e Rolândia, no Paraná, e em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Em Ponta Grossa, além da fase de projeto, haverá execução de obras com previsão de conclusão em 2027.

Com financiamento da Itaipu Binacional, o projeto busca não apenas modernizar a infraestrutura das unidades, mas também aumentar a capacidade de armazenagem nacional e promover melhores condições operacionais. A Conab atua tanto com estoques públicos quanto privados e é responsável por políticas estratégicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece agricultores familiares e garante o abastecimento de alimentos à população em situação de vulnerabilidade.

Acesse nosso canal no WhatsApp