Ponto 14

O Bote: Gustavo Zago lança seu mais novo single nesta sexta-feira

A canção instrumental, que está disponível nas principais plataformas de streaming, e no You-Tube com um videoclipe inédito, traz referências do congado mineiro e de outras regiões fronteiriças.

O Bote: Gustavo Zago lança seu mais novo single nesta sexta-feira Créditos: G

Que Cascavel é um polo de concentração de grandes talentos, isso não é segredo para ninguém, conteúdos e trabalhos de artes visuais, danças e principalmente música, são alguns dos destaques do município. Mas, quando o assunto é produção musical, especificamente, alguns nomes se destacam no cenário artístico local. Entre eles, um nome que também vem marcando presença nesta editoria, Gustavo Zago. 

Músico de Cascavel, Gustavo Zago já foi tema de outras reportagens do Caderno Mais em outras oportunidades. O artista, que lançou “Paranóia”, seu primeiro álbum de música instrumental, no ano passado, neste ano, em setembro, também subiu ao pódio conquistando o primeiro lugar no Festival de Música Autoral de Cascavel (Femac), com a música “Emboscada”. 

Com uma mente criativa e talentosa, o artista se mantém em constante movimento e se prepara para compartilhar seu mais novo trabalho com o mundo. Para encerrar o ano com chave de ouro, mais uma novidade, Gustavo Zago lança, nesta sexta-feira (06), seu mais novo single, denominado “O Bote”, que já está disponível desde a meia-noite nas principais plataformas de streaming musical e chega ao You-Tube a partir das 11h11. 

O single, que é inteiramente instrumental, ainda será acompanhado de um novo videoclipe, que, assim como a música, conta com a participação dos seguintes artistas: o baterista Renato Galv Santo, o baixista Pedro Miranda, o guitarrista Rudá Lobão e o tecladista Felipe Viegas. A produção audiovisual foi gravada no mês de julho do ano de 2023, no espaço do Jaydin do Édenn, em Cascavel. 

A editoria teve acesso em primeira mão ao trabalho. Com quase sete minutos de duração, a primorosa gravação traz uma mescla de ritmos e improvisos, que se unem de forma harmônica, para consagrar mais um “bote” certeiro de Gustavo Zago como artista. 

O Caderno Mais conversou com Gustavo Zago, para saber mais detalhes sobre o processo de produção e inspirações para a criação de “O Bote”, nome que faz referência ao ataque das serpentes. Segundo o músico, a escolha para a nomenclatura da canção remete a forma como ela foi concebida: “Quando eu compus a música, achei a primeira parte meio repentina, como se fosse um bote, ela é uma música ternária. Essa canção foi inspirada no congado mineiro e ainda traz outras referências de regiões fronteiriças”, esclarece. 

O músico ainda deu mais detalhes sobre o uso das referências estrangeiras fronteiriças e sobre a referência nacional, todas usadas para compor a canção: “Temos ritmos fronteiriços uruguaios, paraguaios, argentinos, mas, acima de tudo, é muito legal trazermos para dentro de um trabalho paranaense o congado mineiro, porque, aqui no sul do Brasil, nós temos uma intenção de achar que esses ritmos, como o chamamé e a guarânia, são gaúchos, são ritmos argentinos e paraguaios, mas uma coisa é disseminar uma cultura, outra, é se apropriar e dizer que é seu. Então, eu trago aqui como uma forma de disseminar a cultura no meio de onde eu estou”, explica.  

Apenas a quesito de contextualização, os termos, “chamamé” e “guarânia”, citados pelo músico, fazem referência a ritmos musicais. O “chamamé” é um ritmo musical fronteiriço, que representa uma macrorregião cultural compreendida pelos países Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Brasil. Instrumentos como violão, acordeon, bandoneon e contrabaixo são comuns no ritmo. Já “guarânia”, é um estilo musical paraguaio, geralmente tocado de forma mais lenta. 

Além de compartilhar as referências e inspirações, para a criação da nova canção, Gustavo Zago ainda revelou mais detalhes sobre o processo de produção em si. O artista, que lançou seu primeiro álbum no ano de 2023, explica que o novo trabalho revela que ambas as produções, apesar de independentes, estão conectadas pela sua concepção: “Esse trabalho é o último da série de autorais, que fiz com Renato Galv Santo, Felipe Viegas, Rudá Lobão e Pedro Miranda, compus ‘O Bote’ pouco tempo antes do ‘Paranóia Ao Vivo’ ser gravado, e fiz justamente para o momento que estava acontecendo, um bote artístico”, revela. 

E, é claro, que o músico ainda aproveitou a entrevista com o Caderno Mais para convocar os leitores da editoria para prestigiarem seu mais novo trabalho: “Espero que todos gostem, tanto quanto eu. Convido a todos para fazerem o pré-save, antes do horário do lançamento, e confiram o novo trabalho, tanto no Youtube, quanto no Spotify e nas demais plataformas, como Deezer, Tidal, Apple Music, entre outras”, convidou. 

O Caderno Mais reforça que o músico Gustavo Zago, lança, nesta sexta-feira (06), seu mais novo single, denominado “O Bote”. A música, completamente instrumental, será lançada a partir das 11h11, no canal “Hércules Produções”, no Youtube, e no perfil Gustavo Zago, nas principais plataformas de streaming musical. 

 

Data 

06/12

Gustavo Zago lança seu mais novo single nesta sexta-feira (06) 

 

Trecho 

“Temos ritmos fronteiriços uruguaios, paraguaios, argentinos, mas, acima de tudo, é muito legal trazermos para dentro de um trabalho paranaense o congado mineiro, porque, aqui no sul do Brasil, nós temos uma intenção de achar que esses ritmos, como o chamamé e a guarânia, são gaúchos, são ritmos argentinos e paraguaios, mas uma coisa é disseminar uma cultura, outra, é se apropriar e dizer que é seu. Então, eu trago aqui como uma forma de disseminar a cultura no meio de onde eu estou”

-Gustavo Zago 

Músico 

 

Créditos: Redação