MUPA lança catálogo da mostra “Objeto Sujeito” com conversa entre curadores e artistas
Será quinta-feira (05), às 19 horas. O catálogo é composto por reproduções de obras da mostra e vistas da exposição, além de textos da curadoria e depoimentos dos artistas. Haverá sorteio de 20 exemplares.
O Museu Paranaense (MUPA) lança, nesta quinta-feira (05), às 19 horas, o catálogo da exposição “Objeto Sujeito” com conversa entre curadores e artistas. Inaugurada em dezembro de 2024, a mostra de longa duração reúne 12 artistas brasileiros contemporâneos que, junto ao acervo histórico do museu, questionam narrativas e criam outras de acordo com as demandas do presente.
No lançamento haverá uma mesa de conversa entre o coletivo curatorial da exposição, composto por Felipe Vilas Bôas e Richard Romanini, da equipe do MUPA, e Pollyana Quintella, curadora convidada, e alguns dos artistas participantes: Érica Storer, Willian Santos e Gustavo Magalhães. Além da disponibilização do catálogo no site do MUPA, haverá uma distribuição gratuita de 20 exemplares da publicação, sorteados entre os visitantes presentes.
A publicação é composta por reproduções de obras da mostra e vistas da exposição, além de textos da curadoria e depoimentos dos artistas Arthur Palhano, Clara Moreira, C. L. Salvaro, Érica Storer, Frederico Filippi, Gustavo Magalhães, Gustavo Caboco, Isis Gasparini, Josi Souza, Laryssa Machada, Pedro França e Willian Santos.
Sobre a Mostra
A exposição “Objeto Sujeito” é mais um marco na reorientação de ações do Museu Paranaense para uma revisão crítica de sua própria história e consolidação de novas perspectivas na criação de narrativas expositivas. Isso se dá por meio de pesquisas e ações transdisciplinares em relação com seu acervo. Assim, a mostra é uma incursão na trajetória do MUPA e sua relação com eventos históricos locais e nacionais, que ganham novas camadas de interpretação e sentido no presente.
São mais de 140 obras e itens do acervo postos em diálogo com obras contemporâneas de diferentes linguagens, como fotografia, pintura, escultura e vídeo. As relações mobilizam temas como a instituição museal, a transformação da paisagem, a literatura simbolista, a exploração ambiental, o esporte e a política.
Serviço:
-Lançamento do catálogo da exposição “Objeto Sujeito” com bate-papo entre curadores e artistas
-Data: quinta-feira (5)
-Horário: 19h
-Local: Museu Paranaense | Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba
-Entrada gratuita com sorteio de 20 exemplares da publicação para o público presente.
Créditos: Eduardo Macarios/AEN
Créditos: AEN