Mengão e Verdão decidem o título do Brasileirão neste domingo?
Flamengo e Palmeiras fazem uma ‘final antecipada’ do Campeonato Brasileiro
Por Luciano Neves

Em 2003, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos. Logo, não teve mais aquele jogo decisivo entre os dois postulantes ao título. Mas quando ocorrem as edições com maior equilíbrio, o Brasileirão de pontos corridos sempre tem aquele jogo considerado uma ‘final antecipada’. É o caso do confronto entre Flamengo e Palmeiras, que se enfrentam neste domingo (19), às 16 horas, no Maracanã, pela 29ª rodada do campeonato. É o confronto entre líder e vice-líder. Logo, é a ‘final antecipada’ da competição em 2025.
Palmeiras
Líder com 61 pontos, o Palmeiras faz uma campanha arrasadora no Brasileirão. A equipe de Abel Ferreira soma 19 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em 27 jogos disputados e perdeu apenas uma das últimas 16 partidas. Com tem duas vitórias a mais que o Flamengo, mesmo que seja derrotado, o Verdão não perde a liderança. Se vencer, amplia a vantagem e se credencia ainda mais na luta pelo título. Em caso de derrota verá o Flamengo alcançar na pontuação. E isso deixará o campeonato ainda mais emocionante nas rodadas final. O detalhe é que o Palmeiras tem uma campanha consistente no campeonato.
O Alviverde registra aproveitamento de 75,3%, número superior em relação aos últimos cinco campeões brasileiros. O único desempenho melhor neste recorte é o do Flamengo de 2019, que terminou com 78,9%. O time palestrino divide o posto de melhor visitante do campeonato com o Flamengo. A equipe conquistou 26 pontos fora de casa, sendo oito vitórias, dois empates e duas derrotas em 12 jogos. O Rubro-Negro tem a mesma pontuação, mas com uma partida a mais.
Flamengo
O Flamengo é o dono do melhor ataque a da melhor defesa do Brasileirão. A equipe de Filipe Luís possui 53 gols marcados e apenas 13 sofridos em 27 jogos disputados. Com oito gols a mais, o segundo time menos vazado é o Cruzeiro, enquanto o Palmeiras é o segundo mais letal na frente, com 51 tentos. A equipe carioca soma 17 vitórias e 7 empates e é o time que menos perdeu na competição, com apenas três derrotas. Cruzeiro, Santos e Bahia foram os únicos que conseguiram superar o Rubro-Negro.
Jogando diante da sua torcida, o Flamengo ainda não sabe o que é perder no Brasileirão. O time possui nove vitórias e cinco empates em 14 partidas e conquistou 32 pontos em seus domínios, colocando-se como a terceira melhor campanha como mandante. O Verdão é quem mais pontou em casa, com 35 unidades, mas com um jogo a mais.
Longo tabu
O confronto entre Flamengo e Palmeiras tem algumas coisas em disputa além dos três pontos. A equipe de Abel Ferreira tenta manter a vantagem na liderança do Brasileirão e tenta quebrar um tabu de quase dez anos sem vencer o rival carioca no Maracanã, onde a bola rola neste domingo.
Os dois times têm travado disputa particular no futebol brasileiro nos últimos anos, com altos investimentos, possibilitando certa hegemonia no cenário nacional e continental. Os clubes se enfrentaram em duas finais nos últimos cinco anos, com duas taças para o lado palmeirense: Libertadores (2021) e Supercopa (2023).
No retrospecto recente, porém, o Rubro-Negro é quem leva certa vantagem. Nos últimos dez jogos, são três vitórias do Flamengo, duas do Palmeiras, além de outros cinco empates. A última vitória do Verdão foi em agosto de 2024, quando venceu o segundo jogo das oitavas da Copa do Brasil, mas foi eliminado no agregado. Levando em conta apenas os jogos no Maracanã, o Palmeiras não vence o rival desde 2015. A última vez que a equipe paulista venceu o rival no local foi em dezembro de 2015, pela última rodada do Brasileirão daquele ano: 2 a 1, com gols de Dudu e Vitor Hugo para o Verdão, e Pará, para o carioca. Desde então, são cinco vitórias flamenguistas e quatro empates.
Desafio
O Palmeiras chega confiante para o jogo, com uma sequência de quatro vitórias seguidas, sendo que as duas últimas foram goleadas sobre Juventude e Bragantino, por 4 a 1 e 5 a 1, respectivamente. O técnico Abel Ferreira, porém, pediu pés no chão antes do embate decisivo com o Flamengo. “Pés no chão, mesmo processo, mesma análise, treino e estaremos preparados para o próximo jogo. Sem dúvida nenhuma é um jogo importante, o Palmeiras não ganha lá há dez anos. Mais um desafio para nós, vem no momento que tem que ver e vamos nos preparar para o jogo”, projetou Abel Ferreira.
Respeito
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, destacou a força do Palmeiras e fez elogios ao treinador Abel Ferreira. “Palmeiras é uma grande equipe, vive grande momento. Tem um elenco talvez dos mais caros, ou o mais caro (do Brasileirão), sem nenhuma dúvida, com todas as contratações que fizeram este ano. É um elenco poderoso e tem o melhor treinador do Brasil que demonstrou isso com títulos e com números durante todos esses anos. Portanto, claro que o Palmeiras sempre vai estar na briga”, afirmou Filipe Luís.
Créditos: Luciano Neves
