pref santa tereza Setembro 2025

Luta contra o rebaixamento será intensa nas últimas rodadas do Brasileiro

O Z-4 não mudou com a realização da 30ª rodada. Apenas Fortaleza e Juventude trocaram posições

Por Luciano Neves

Luta contra o rebaixamento será intensa nas últimas rodadas do Brasileiro Créditos: Raul Baretta

Faltam apenas oito rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, além de alguns jogos atrasados do primeiro turno. Em sua reta final, o Brasileirão terá uma disputa intensa pelo título entre Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder, com 62 e 61 pontos, respectivamente.

Mas nas últimas rodadas, a luta deve ser ainda mais intensa contra o rebaixamento. De acordo com os cálculos do site especializado Infobola, do São Paulo para baixo, todos correm risco de queda. No entanto, o Tricolor Paulista, nono colocado com 41 pontos, Corinthians e Grêmio, ambos com 39 pontos, têm apenas 1% de possibilidade de queda. Os três venceram no fim de semana e praticamente eliminaram o risco de queda. O São Paulo fez 2 a 0 no Bahia, em casa. O Grêmio fez 3 a 1 no Juventude, na Arena, e o Timão derrotou o Vitória por 1 a 0, como visitante. Ou seja, os três ainda sonham com uma vaga pelo menos na fase prévia da próxima Libertadores.

Dos integrantes do Z-4, apenas o Fortaleza venceu. Derrotou o Flamengo por 1 a 0, passou o Juventude e subiu para o 18º lugar com 27 pontos. Segundo o Infobola, o Leão do Pici tem 86% de possibilidades de queda. Os dois últimos colocados parecem condenados. O Sport é o lanterninha com 17 pontos e tem 99% de chances de rebaixamento. Com o resultado negativo no duelo gaúcho, o Juventude caiu para a penúltima colocação com 26 pontos. E tem 93% de possibilidade de queda. Sem contar que o Juventude é o time que mais perdeu no campeonato e sofreu sua 18ª derrota.

O Vitória perdeu em casa para o Corinthians por 1 a 0, resultado que foi bom para o Santos. O time baiano segue no 17º lugar com 31 pontos e tem 60% de possibilidade de queda.

 

Alerta

Dois grandes, o sinal de alerta segue ligado para Santos e Internacional. O Peixe recebeu uma ajuda do rival Timão, que superou o Vitória. Depois, somou um pontinho no empate em 2 a 2 com o Botafogo. Com isso, segue no 16º lugar com 32 pontos, um a mais que a equipe baiana que abre o Z-4. Segundo o Infobola, o Peixe ainda tem 28% de chances de queda.

O Inter sofreu a terceira derrota nos últimos quatro jogos, a segunda seguida. Foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0 e segue no 15º lugar com 35 pontos. O Colorado tem 11% de possibilidade de rebaixamento. Dois times entraram na luta contra a degola. O Ceará também tem 35 pontos e tem 8% de chances de queda, mesma situação do Bragantino, que sofreu a terceira derrota seguida. Tomou um 3 a 0 do Vasco em casa e aparece no 12º lugar com 36 pontos. O Galo venceu o Ceará por 1 a 0, também tem 36 pontos, mas tem apenas 4% de possibilidades de queda.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp