Lula e presidente do México discutem cooperação econômica e parceria para produção de etanol
Em conversa por telefone, líderes trataram de parcerias no setor energético e social; Claudia Sheinbaum pediu apoio do Brasil para ampliar produção de etanol e combater a fome.
Créditos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir a ampliação da parceria econômica entre os dois países. Segundo o governo federal, o diálogo abordou temas como cooperação energética, combate à fome e programas sociais.
Durante a conversa, Sheinbaum manifestou interesse em obter apoio técnico do Brasil para a produção de etanol, com base na experiência brasileira no setor. A presidente mexicana também pediu informações sobre a implementação de políticas sociais brasileiras voltadas ao combate à pobreza e à insegurança alimentar, com o objetivo de adaptá-las à realidade do México.
Lula relatou à líder mexicana detalhes de sua recente passagem pela Indonésia e Malásia, destacando o potencial de integração entre a América Latina e o Sudeste Asiático em áreas como comércio, sustentabilidade e transição energética.
A presidente mexicana informou ainda que designou Alicia Barcena ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais, como representante do México na COP30, conferência sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém (PA), em 2025.
De acordo com comunicado oficial, os dois presidentes celebraram o atual momento das relações bilaterais e expressaram o desejo de se reunir presencialmente em breve.
