RESULT

Líderes da Comunidade Ahmadia visitam Cascavel e reforçam mensagem de paz e diálogo

Imã Wasim Ahmad Zafar e Imã Ijaz Ahmad Zafar visitaram a Gazeta do Paraná e deixaram uma mensagem de paz para os povos

Por Da Redação

Líderes da Comunidade Ahmadia visitam Cascavel e reforçam mensagem de paz e diálogo Créditos: GP

A Gazeta do Paraná recebeu nesta segunda-feira (13), a visita dos líderes islâmicos Imã Wasim Ahmad Zafar e Imã Ijaz Ahmad Zafar, presidente e secretário da Associação Ahmadia do Islã no Brasil, respectivamente. A passagem pela Capital do Oeste integrou a agenda de compromissos dos religiosos no Paraná, que também estiveram em Londrina e Maringá antes de chegar a Cascavel.

Durante a estadia na cidade, os representantes da Ahmadia participaram de uma visita institucional à Câmara de Vereadores, onde foram recepcionados pelos vereadores Edson Souza e Bia Alcântara, e também estiveram na Biblioteca Pública Municipal, onde doaram exemplares do Alcorão Sagrado traduzido para o português.

De Cascavel, Wasim e Zafar foram até Foz do Iguaçu, onde no próximo sábado (18), às 17h30, realizam um Simpósio da Paz na Tríplice Fronteira, com presença dos representantes da Ahmadia do Islã na Argentina e no Paraguai. O evento acontece no Wyndham Golden Foz Suítes, na Rua Rui Barbosa, no Centro de Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita. Informações podem ser solicitadas pelo telefone (24) 99906-0929, ou pelo e-mail: waz2704@yahoo.com.br

31 anos no Brasil e uma missão de diálogo

Em entrevista à Gazeta, o Imã Wasim Ahmad Zafar relatou sua trajetória e a missão que tem desenvolvido no país nas últimas três décadas. “Somos do Paquistão. Eu moro no Brasil há 31 anos e viajo o país apresentando nossa cultura e nossa religião ao povo brasileiro. Nossa sede é em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde temos uma mesquita e também uma biblioteca com obras traduzidas em mais de 70 idiomas”, contou.

Segundo ele, o objetivo da viagem ao Paraná é ampliar o diálogo e reforçar a mensagem central da comunidade: a paz. “Nosso esforço é para demonstrar nosso principal objetivo, que é a paz. Nosso lema é ‘amor para todos, ódio para ninguém’. Temos como missão a continuidade da obra de Jesus Cristo, sempre ao lado da paz”, destacou o líder religioso.

Wasim explica que, muitas vezes, em países de tradição cristã, o Islã é mal compreendido devido a associações com guerras e extremismos. A Ahmadia busca justamente desconstruir essa visão e demonstrar que o verdadeiro significado do Islã está ligado à harmonia, à tolerância e à compaixão. “O Islã é uma religião de paz e amor, e transmite esses valores em todos os seus ensinamentos. Para nós, o verdadeiro jihad é o bom diálogo e a construção da paz”, completou.

A comunidade Ahmadia e sua visão sobre o Islã

A Comunidade Muçulmana Ahmadia é uma das 73 vertentes do Islã e se autodefine como o braço pacífico da religião. Foi fundada em 1889, na cidade de Qadian, na Índia, por Mirza Ghulam Ahmad, reconhecido por seus seguidores como o Messias Prometido. Atualmente, a comunidade está presente em mais de 200 países, com cerca de 20 milhões de membros, e é considerada o movimento islâmico que mais cresce no mundo.

O atual líder mundial da Ahmadia é Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad. Sob sua liderança, o movimento mantém projetos de ajuda humanitária, educação religiosa e diálogo inter-religioso em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Os seguidores da Ahmadia seguem o Alcorão Sagrado e os ensinamentos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), assim como as demais vertentes do Islã. Contudo, a principal diferença está na crença de que Mirza Ghulam Ahmad é o Messias Prometido dos últimos dias, enviado para restaurar a fé verdadeira e promover o renascimento espiritual da humanidade.

Enquanto outras vertentes aguardam o retorno literal de Jesus, os ahmadis creem que a profecia se cumpriu simbolicamente na figura de seu fundador. Para eles, o Messias veio para reafirmar a essência pacífica do Islã e restaurar a unidade entre as religiões.

Presença crescente no Brasil

A Associação Ahmadia do Islã no Brasil está estabelecida desde o início da década de 1990 e tem sua sede nacional em Petrópolis (RJ). O espaço abriga a Mesquita Baitul Awal, além de uma biblioteca internacional com centenas de obras sobre o Islã e a filosofia Ahmadia.

Acesse nosso canal no WhatsApp