GCAST

Labubu vira alvo de teoria da conspiração ligada a demônio de “O Exorcista”

No TikTok, uma das lendas urbanas mais populares associa o brinquedo ao demônio Pazuzu, entidade mesopotâmica cultuada há milhares de anos

Por Da Redação

Labubu vira alvo de teoria da conspiração ligada a demônio de “O Exorcista” Créditos: Divulgação/Portal LeoDias

Desde que os Labubus, bonecos de olhos esbugalhados e sorriso malicioso, se tornaram sensação, surgiram diversas teorias da conspiração. No TikTok, uma das lendas urbanas mais populares associa o brinquedo ao demônio Pazuzu, entidade mesopotâmica cultuada há milhares de anos e eternizada no filme “O Exorcista”.

Na mitologia suméria, Pazuzu era conhecido como o Rei dos Demônios do Vento, capaz de provocar tempestades e secas, mas também atuava como protetor contra outras forças malignas. Registros históricos mostram que suas imagens eram usadas como símbolos de proteção em residências e acessórios, especialmente por mulheres grávidas. Entre seus traços marcantes, estavam olhos grandes e boca aberta — semelhanças que alguns usuários do TikTok apontaram em relação ao Labubu.

Teóricos da conspiração afirmam que o boneco seria uma “adaptação” moderna do demônio: se antes Pazuzu aparecia em adornos de proteção, hoje ele seria carregado em bolsas. No entanto, não há qualquer evidência de que o Labubu tenha sido inspirado em entidades demoníacas.

Criado pelo artista Kasing Lung, natural de Hong Kong e radicado na Holanda, o Labubu nasceu de uma fusão de referências do folclore europeu, como contos de fadas e mitos nórdicos. Apesar de existir há dez anos, o boneco só ganhou destaque há seis, quando começou a ser vendido pela PopMart. A popularidade explodiu com aparições em looks de celebridades do K-pop, como Lisa, do Blackpink, e cantoras internacionais como Rihanna, além de influenciadoras brasileiras como Virginia Fonseca. Hoje, o Labubu é item de colecionador e acessório fashion cobiçado, sem qualquer relação com Pazuzu.

 

*Com informações de Portal LeoDias.

Acesse nosso canal no WhatsApp