João Fonseca entra para o top 30 da ATP e iguala feito de Federer e Djokovic
Aos 19 anos, tenista brasileiro conquista o ATP 500 da Basileia e atinge a 28ª posição no ranking mundial, repetindo marca de lendas do esporte
Créditos: Getty Images
O brasileiro João Fonseca alcançou uma marca histórica nesta segunda-feira (27), ao conquistar o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, e entrar para o top 30 do ranking mundial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Com apenas 19 anos, Fonseca ocupa agora a 28ª posição, igualando o desempenho de Roger Federer e Novak Djokovic na mesma idade.
Na decisão, Fonseca superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. O título rendeu ao brasileiro 471.825 euros (cerca de R$ 2,9 milhões) em premiação.
Apesar do avanço expressivo, o atleta ainda está atrás dos principais nomes do circuito, como o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, e Rafael Nadal.
Nesta reta final de temporada, Fonseca tem pela frente o Masters 1000 de Paris, o ATP 250 de Atenas e uma partida de exibição contra Alcaraz, em dezembro.
Próximos compromissos de João Fonseca:
-
Masters 1000 de Paris: 27 de outubro a 2 de novembro – Paris, França (quadra dura indoor)
-
ATP 250 de Atenas: 2 a 8 de novembro – Atenas, Grécia (quadra dura indoor)
-
Exibição contra Carlos Alcaraz: 8 de dezembro – Miami, EUA
