Heleno e Paulo Sergio são presos para cumprir pena por trama golpista
Eles foram levados para o Comando Militar do Planalto, em Brasília
Créditos: Ton Molina/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a execução das penas dos ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e do Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Os dois foram levados para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, onde o Exército preparou celas equipadas com cama, banheiro e ar-condicionado. A escolha do local segue regras aplicadas a militares da ativa ou da reserva, que podem cumprir pena em instalações militares quando há risco à integridade física ou potencial instabilidade institucional, embora os crimes apurados não sejam militares.
Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, foi condenado a 21 anos de prisão. Paulo Sérgio, ex-ministro da Defesa, recebeu uma pena de 19 anos. Ambos foram sentenciados pelos mesmos crimes imputados a Bolsonaro, incluindo participação na organização criminosa armada que tentou subverter a ordem democrática. Segundo fontes do Exército, o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, deverá cumprir pena em uma instalação daquela força, em razão de prerrogativas específicas.
*Matéria em atualização.
