Futebol do Paraná nas quatro divisões?
Coritiba e Athletico-PR estão na luta pelo acesso à elite nacional no ano que vem
Por Luciano Neves

O futebol paranaense pode ter representantes nas quatro divisões do futebol brasileiro em 2026. Isso não é novidade e já ocorreu em anos anteriores. Mas em 2025, o Estado não teve uma equipe na Série A do Brasileiro. Isso porque o Athletico-PR, que era o representante da elite, sofreu a queda no fim do ano passado.
E para que o Paraná tenha equipes em todas as divisões, é necessário para pelo menos um dos três times que estão na Série B conquiste o acesso. Os mais cotados são Coritiba e Athletico-PR. Destes, o Coxa é quem vive a situação mais favorável. A 31ª rodada da Série B foi ótima para o alviverde, já que os dois principais concorrentes pela ponta tropeçaram. O Coritiba poderia ser ultrapassado por Goiás e Criciúma. E ambos foram derrotados. Desse modo, o time do técnico Mozart segue na ponta da tabela da Série B com 53 pontos. Nesta quinta-feira (09), na conclusão da rodada, o Coxa tem a possibilidade de ampliar a vantagem na liderança. Recebe o Atlético-GO, às 19h30, no Couto Pereira.
A campanha do Coxa tem sido bem sólida nesta Série B. Em 30 jogos até agora, o time conquistou 15 vitórias, oito empates e apenas sete derrotas. A grande virtude da equipe comandada por Mozart é a defesa, a melhor da competição com apenas 19 gols sofridos. O adversário do Coxa nesta rodada fez 3 a 0 no Athletico-PR.
Furacão
O Athletico-PR sofreu um duro golpe na rodada passada da Série B e perdeu por 3 a 0 para o Atlético-GO. O resultado acabou com uma sequência de sete vitórias seguidas na competição. Mesmo assim, o time segue firme na luta pelo acesso. Nesta quinta precisa vencer o Remo às 21h30, no Baenão, para terminar a rodada dentro do G-4. O Athletico, do técnico Odair Hellmann, tem 48 pontos.
Londrina
O Londrina está muito, mas muito perto do acesso à Série B. Na penúltima rodada da segunda fase da Série C, o Tubarão venceu o Floresta por 1 a 0 no fim de semana e assumiu a liderança isolada do Grupo B com nove pontos. Sendo assim, só precisa de um empate no próximo sábado (11), no VGD, contra o São Bernardo para conquistar o acesso. Na primeira fase, o Londrina foi o quarto colocado com 30 pontos. E teve uma arrancada na segunda fase. O time ainda está invicto nesta etapa da competição. Em cinco jogos, foram duas vitórias, ambas fora de casa, e três empates.
No Grupo C da segunda fase, os quatro times têm chances de acesso. Porém, a situação mais confortável é a do Tubarão. O São Bernardo, próximo adversário do Londrina, é o vice-líder com seis. O Floresta também tem seis e o Caxias, que foi o líder na fase inicial, aparece na última colocação com três pontos.
No Grupo C, a Ponte Preta lidera com dez pontos e é o primeiro time a conquistar o acesso à Série B. Guarani com sete, Brusque com seis e Náutico com cinco lutam pela outra vaga na chave. Na última rodada, a Macaca fará o dérbi campineiro contra o Guarani.
Créditos: Luciano Neves