Foz do Iguaçu ganha voo direto para Brasília e amplia conexão turística com o país
Nova rota operada pela Latam reforça a malha aérea do Paraná e deve impulsionar o turismo em Foz do Iguaçu, segundo o governador Ratinho Junior
Por Da Redação
Créditos: Jonathan Campos/AEN
Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (27) um novo voo direto para Brasília, operado pela Latam Airlines. A nova rota conecta a Capital Federal à Terra das Cataratas e deve ampliar o fluxo turístico nacional e internacional. O anúncio foi feito durante reunião entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo, no Palácio Iguaçu.
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas às 17h15, com duração aproximada de duas horas. No sentido contrário, as decolagens ocorrem às 8h25, partindo do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. As operações utilizam aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 passageiros, incluindo a categoria Premium Economy.
Esta é a segunda nova rota inaugurada a partir de Foz do Iguaçu nesta semana. No domingo (26), a companhia Azul iniciou a operação de dois voos diários ligando a cidade ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Segundo Ratinho Junior, o novo voo fortalece o turismo e a conectividade do Paraná. “Brasília é uma grande central de passageiros do Brasil e de fora do país. Esse voo direto conecta a nossa Foz do Iguaçu, o segundo maior destino internacional do Brasil, a muitos turistas brasileiros e estrangeiros”, destacou o governador.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, ressaltou a importância estratégica da rota. “O Paraná é destaque nacional no turismo, e Brasília é uma das portas de entrada de visitantes estrangeiros. Agora, eles podem vir diretamente para Foz do Iguaçu, nosso maior cartão postal”, afirmou.
Atualmente, a Latam realiza cerca de 260 voos semanais no Paraná, com rotas domésticas e internacionais. A empresa também opera conexões entre Curitiba e o Rio de Janeiro, além de voos internacionais para Lima e Santiago.
Em 2024, Foz do Iguaçu recebeu 3,3 milhões de visitantes em seus principais atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Parque das Aves. O destino segue como uma das referências do turismo nacional e deve ganhar ainda mais destaque com a construção do Centre Pompidou Paraná, primeiro do Hemisfério Sul, que integrará cultura e natureza na tríplice fronteira.
