RESULT

Flamengo tenta retomar a liderança contra o Bahia

Os dois times atuaram pela Libertadores da América no meio da semana

Por Luciano Neves

Flamengo tenta retomar a liderança contra o Bahia Créditos: Gazeta Esportiva

O Flamengo enfrenta o Bahia neste sábado (10), às 21 horas, no estádio do Maracanã, na capital carioca, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro tem a chance de retomar a liderança nesta rodada. Para isso, terá que vencer o Tricolor de Aço e torcer por tropeços de Palmeiras e Bragantino. Isso porque o Flamengo é o terceiro colocado na tabela com 14 pontos, dois a menos que os dois times paulistas que dividem a liderança, ambos com 16 pontos. No entanto, o Flamengo acumula dois jogos sem apresentar o desempenho esperado por sua torcida. A derrota para o Cruzeiro e o empate diante do Central Córdoba deixaram a equipe carioca em estado de alerta. O técnico Filipe Luís espera que o time se recupere no compromisso diante do Bahia, pelo Brasileirão 2025. “Não há nada melhor do que ter a oportunidade de jogar diante da nossa torcida para vencer, recuperar a confiança e voltar ao caminho das vitórias”, disse o treinador.

Filipe Luís reconhece que o Flamengo é cobrado por títulos, por isso não se convence com o atual momento. “Defender o Flamengo é uma grande responsabilidade e há sempre exigência por uma vitória”, destacou o técnico. "Sabemos do nosso dever e dos nossos objetivos”, emendou.

O Rubro-Negro jogou contra o Central Córdoba da Argentina na última quarta. O empate em 1 a 1 deixo o time no terceiro lugar no Grupo C com cinco pontos, três atrás de LDU e Central Córdoba, ambos com oito. Na próxima quinta (15), o Flamengo volta a jogar pela competição continental e recebe a LDU. Se não vencer o jogo corre sérios riscos de ficar fora das oitavas da Liberta.

O Bahia tem boa campanha no Brasileirão e ocupa o sexto lugar com doze pontos. O detalhe é que na rodada da Liberta, o time de Rogério Ceni tomou um 3 a 1 do Nacional do Uruguai em casa. Apesar do resultado adverso, segue na liderança do Grupo F com sete pontos. Mas a chave está embolada com todos os concorrentes muito próximos. E agora o Bahia fará os dois jogos que restam na fase de grupos como visitante. Na quarta (14) encara o Atlético Nacional da Colômbia. E depois visita o Internacional.

Timão

O Corinthians enfrenta o Mirassol na tarde deste sábado (10), em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 no Estádio José Maria de Campos Maia. O Timão tropeçou no meio de semana diante do América de Cali, pela Sul-Americana, mas vem de uma boa vitória no Brasileirão. No último sábado, a equipe derrotou o Internacional por 4 a 2, na Neo Química Arena, com direito a hat-trick de Yuri Alberto. Esta será o quarto jogo de Dorival Júnior à frente do time do Parque São Jorge. Até o momento, foram duas vitórias e um empate. O Corinthians é o oitavo colocado da Série A, com dez pontos. Do outro lado, o Mirassol teve semana livre para trabalhar após a derrota para o Bragantino, por 1 a 0. O Leão está à beira da zona de rebaixamento e ganhou apenas uma das primeiras sete rodadas.

 Grêmio

O Grêmio volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro neste sábado (10). O time do técnico Mano Menezes recebe o Bragantino, às 18h30, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O embate não se desenha dos mais fáceis para o Tricolor Gaúcho. O Bragantino aparece na segunda colocação na tabela com os mesmos 16 pontos. Ou seja, pode dormir na liderança isolada em caso de triunfo em Porto Alegre. O Grêmio quer engatar uma sequência positiva e parar de oscilar. Na rodada passada do nacional teve a primeira vitória sob o comando de Mano Menezes e derrotou o Santos em casa. Mas na última quarta não saiu do 0 a 0 com o Atlético Grau do Peru, pela Copa Sul-Americana. Nesse jogo, Mano Menezes admitiu o desempenho abaixo do Imortal na partida. “A bola foi trabalhada de forma mais lúcida e mais rápida para chegar com um pouco mais de espaço. Mas foi pouco como equipe”, disse.

Mais jogos

Outro time carioca que joga neste sábado é o Vasco. O time visita o Vitória, às 18h30, no Barradão. Ambos jogaram pela Copa Sul-Americana e o Cruzmaltino, que conta com Fernando Diniz, foi goleado pelo Puerto Cabello por 4 a 1.

Também hoje, Fortaleza e Juventude abrem a oitava rodada às 16 horas, no Presidente Vargas. Este será um confronto direto na tabela, já que ambos têm sete pontos. Mas o Fortaleza vem de um bom resultado pelo Libertadores: goleada de 4 a 0 sobre o Colo-Colo.