Flamengo bate Palmeiras em Lima e se torna o primeiro brasileiro tetra da Libertadores
O Rubro-Negro derrotou o Verdão por 1 a 0, na decisão
Por Luciano Neves
Créditos: Conmebol
A América é rubro-negra pela quarta vez! Neste sábado, o Flamengo venceu o Palmeiras no estádio Monumental de U, em Lima, por 1 a 0, e se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar o tetracampeonato da Libertadores. O gol foi marcado por Danilo. Com o título, o Rubro-Negro desbanca São Paulo, Santos, Grêmio e o próprio Palmeiras entre os maiores vencedores do torneio continental e se isola com quatro troféus. O time também se sagrou campeão em 1981, 2019 e 2022. Além disso, a equipe carioca se vinga pelo vice para o Verdão em 2021, no Uruguai. O Palmeiras, por sua vez, recolhe os cacos e tenta se recolocar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe de Abel Ferreira ocupa a segunda posição da tabela com 70 pontos, cinco a menos que o líder Flamengo, restando duas rodadas para o fim da competição.
Com a vitória sobre o Palmeiras neste sábado, o Flamengo se sagrou campeão continental pela quarta vez em sua história. O tetracampeonato da Libertadores, além de muito importante para o Rubro-Negro, também marca o quarto troféu do técnico Filipe Luís, comandante da equipe carioca desde setembro de 2024, após a saída de Tite. Na temporada passada, Filipe Luís assumiu o Flamengo na quarta posição do Brasileirão, eliminado na Libertadores e na semifinal da Copa do Brasil. Longe dos líderes Botafogo e Palmeiras, o jovem treinador concentrou suas atenções no mata-mata nacional e conquistou a competição, batendo o Corinthians nas semifinais e o Atlético-MG na decisão.
Em fevereiro deste ano, o Flamengo de Filipe Luís venceu o Botafogo por 3 a 1 e conquistou a Supercopa do Brasil, o segundo título profissional do treinador. Ainda no primeiro semestre, o ex-lateral comandou o Rubro-Negro ao título carioca, batendo o Fluminense na final.
Agora, com o título da Libertadores, Filipe Luís chega ao quarto título em 425 dias no comando do Flamengo, com média de um troféu a cada 106 dias. Esse número pode ficar ainda mais impressionante caso o Rubro-Negro confirmea conquista do Campeonato Brasileiro. Caso a equipe carioca vença o Ceará nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, confirmará o oitavo título brasileiro e a quinta taça de Filipe Luís.
Títulos desde a base
Em 2024, Filipe Luís deu seus primeiros passos como técnico ao assumir o sub-17 do Flamengo. Em nove meses, levantou dois troféus: a Copa Rio da categoria em janeiro e, em agosto, já à frente do sub-20, venceu a Copa Intercontinental.
Considerando sua carreira como treinador da base e do time principal, somada ao período como jogador, Filipe Luís chegou ao 16º título pelo Flamengo. O ex-lateral chegou ao Rio de Janeiro em 2019, se aposentou pelo clube em 2023 e segue na equipe desde então.
Créditos: Gazeta Esportiva
