Fim de temporada melancólico para o Cascavel
Clube foi punido com a perda de 15 pontos pelo TJD e está eliminado da Copa FPF
Por Luciano Neves

Quando optou por disputar a Copa FPF este ano, o Cascavel viu uma chance de salvar a temporada. Até então, os resultados haviam ficado abaixo do planejado. Dentro de campo, com o técnico Cesar Bueno no comando, o time alcançou um dos objetivos e construiu uma campanha que lhe colocaria nas quartas de final da competição. Inclusive com o segundo lugar no grupo, uma das melhores campanhas da Copa FPF. Mas alguém não fez o dever de casa nas questões burocráticas.
O Cascavel escalou o goleiro reserva Felipe Léo de maneira irregular em três jogos da competição e infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O atleta só atuou em uma das três partidas. Mas foi o suficiente para a eliminação do Cascavel da Copa FPF. O clube foi julgado na segunda comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Ao fim do julgamento, “três auditores votaram pela pena máxima – perda de 15 pontos e multa de R$ 300 – e um auditor votou para descaracterizar a pena para o artigo 91 do CBJD, que prevê perda apenas dos pontos da partida em que Felipe efetivamente atuou, além de multa de R$ 6.000”.
Cabe recurso sobre a decisão do TJD e o clube já se manifestou, em nota, afirmando que irá recorrer. “O clube solicitará a auditoria de todas as súmulas relacionadas à competição, bem como pede o julgamento da equipe do Batel, referente ao grave episódio de racismo, que poderá resultar na exclusão da equipe de Guarapuava da competição – o que, mesmo com a exclusão pela perda de pontos, manteria o Cascavel na disputa. Portanto, o Futebol Clube Cascavel buscará todos os recursos cabíveis para assegurar a sua permanência na competição”, consta na nota.
Se o Batel for excluído, o Cascavel avançaria no quarto lugar no Grupo A e enfrentaria o Azuriz nas quartas. O elenco segue treinando até a próxima semana e o clube aguarda duas situações extracampo. A primeira delas é a auditoria das súmulas, processo que deve ser concluído até a próxima terça-feira (21). E também aguarda o julgamento do Batel.
Por hora, as quartas de final da Copa FPF estão definidas da seguinte maneira: Rio Branco x Batel, Coritiba x Athletico-PR e Nacional x Azuriz e Cianorte x Foz do Iguaçu.
Créditos: LUCIANO NEVES