GCAST

Férias: 5 opções gratuitas de passeio em família na Região Metropolitana de Curitiba

Roteiros gratuitos a menos de 100 quilômetros da capital reúnem natureza, lazer e história para curtir em família

Por Eliane Alexandrino

Férias: 5 opções gratuitas de passeio em família na Região Metropolitana de Curitiba Créditos: Assessoria

Quem está de férias em janeiro e tem nos planos de roteiro a capital Curitiba,  pode aproveitar uma série de passeios gratuitos na Região Metropolitana. Destinos a menos de 100 quilômetros da capital reúnem natureza, lazer e história, com opções para toda a família.

Desde roteiros históricos como a Lapa e o Caminho do Vinho até locais para piquenique e educação ambiental, os municípios vizinhos oferecem espaços e atividades a menos de cem quilômetros de distância da capital.

A Gazeta do Paraná traz uma variedade de opções para curtir a capital e região com passeios ao ar livre e muita diversão para toda família.


Graciosa
Descer a Serra da Graciosa é uma opção para quem gosta de tranquilidade e belas paisagens. A PR-410 liga Quatro Barras ao litoral e quem quiser pode aproveitar para passear em Morretes e Antonina, municípios famosos pelos restaurantes de barreado e frutos do mar.
Com natureza exuberante, os visitantes podem apreciar a vista desde a Curva da Ferradura e fazer piquenique nos recantos ao longo da estrada.  

Mananciais da Serra
Já o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara, alia o lazer à educação ambiental. Inaugurado em 1997, o centro promove atividades de educação socioambiental voltadas para a conservação, em especial o cuidado com a água, como a exposição temática sobre a Barragem do Cayuguava (Piraquara I) e maquete dos Mananciais da Serra. Também é possível conhecer a Barragem do Cayuguava (Piraquara I), o mirante das Águas e a trilha do Cayuguava. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Caminho do Vinho
Para os fãs de produtos coloniais e bons restaurantes, percorrer o Caminho do Vinho é uma alternativa para curtir os dias de sol e conhecer um pouco das tradições dos imigrantes que se estabeleceram por ali.
Ao longo da rota é possível comprar vinhos, licores, queijos, salames, bolachas, ovo caipira, entre outros produtos artesanais.

A rota tem diversas edificações coloniais italianas e propriedades rurais. A história do Caminho do Vinho está relacionada com a Colônia Mergulhão, localizada numa área rural entre as Colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno, a 10 km da sede do município de São José dos Pinhais, sendo as Famílias Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, as primeiras que se estabeleceram na região, trazendo a tradição da produção artesanal do vinho e outros costumes.

Parque das Águas
Quem gosta de passar o dia ao ar livre vai encontrar diversão e descanso no Parque das Águas de Pinhais. O local conta com pistas de caminhada e ciclovias, mirante, praças temáticas, academia ao ar livre e parquinho.
Com uma rica diversidade ambiental, no Parque das Águas é possível encontrar espécies de árvores nativas como araucária, aroeira-vermelha, ipês, araçá, entre outras. Já a fauna também é rica e podem ser citadas as capivaras, garças, patos d'água, lontras e saracuras.

Lapa
Para as famílias que preferirem um roteiro histórico, a Lapa evoca um passado rico, com destaque para os tropeiros do século XIX. A cidade é famosa pelo Cerco da Lapa, confronto da Revolução Federalista, em 1894, entre tropas republicanas (pica-paus) e federalistas (maragatos). Os legalistas resistiram ao cerco durante 26 dias, mas sucumbiram pela falta de alimentos e munição.
Os visitantes podem conhecer o Centro histórico, o panteão dos heróis e a igreja matriz, além do Parque do Monge, que abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Turismo local
O superintendente da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Márcio Barros, destaca que incentivar o turismo na área metropolitana é uma das prioridades da pasta desde o início desta gestão, em 2025.

“Cada município tem seu próprio potencial e desde o ano passado mapeamos e buscamos desenvolver produtos turísticos específicos. Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável da metrópole”, explica Márcio Barros.

Além dos passeios na Região Metropolitana, Curitiba também oferece opções gratuitas para entreter as crianças durante as férias de verão. Os Faróis do Saber instalados em praças e as bibliotecas temáticas da cidade promovem atividades de lazer, cultura e incentivo à leitura ao longo do mês de janeiro, período de recesso escolar.

A programação é gratuita e atende crianças, estudantes, famílias e turistas nas dez regionais da capital. Entre as atividades estão rodas de leitura de clássicos infantis, oficinas criativas, jogos de mesa, brincadeiras educativas e empréstimo de livros.

No Farol do Saber Aristides Vinholes, há sessões de contos de fadas voltadas ao público infantil. Já o Farol do Saber Aparecido Quináglia oferece oficinas com massinha de modelar e rodas de leitura.
A Casa Encantada, no Bosque Alemão, mantém as tradicionais contações de histórias, inclusive aos fins de semana. O Memorial Árabe, também conhecido como Farol Gibran Khalil Gibran, promove contações de histórias e visitas guiadas no espaço ao lado do Passeio Público.

Na Biblioteca Hideo Handa, o público encontra árvore poética, varal literário e atividades de leitura. Já o Farol do Saber São Pedro e São Paulo promove brincadeiras como caça ao tesouro, incentivando a interação e o aprendizado durante as férias.

Foto: Assessoria

VEJA TAMBÉM NO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ:

👉 CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA SOBRE OS RISCOS DE AFOGAMENTOS DURANTE A TEMPORADA DE VERÃO

👉 AMANDA BASSO É A NOVA PRESIDENTE DA APAE CASCAVEL

Acesse nosso canal no WhatsApp