Feira do Empreendedor em Cascavel promove oportunidades reais de negócios

Durante os três dias de evento serão realizadas rodadas de negócios e crédito com foco em setores estratégicos para o oeste do Paraná

Por Da Redação

Feira do Empreendedor em Cascavel promove oportunidades reais de negócios Créditos: Inove

Impulsionar micro e pequenos negócios está entre os objetivos da Feira do Empreendedor Sebrae, que acontece pela primeira vez em Cascavel, de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções e Eventos Pedro Luiz Boaretto. O evento promovido pelo Sebrae/PR promete gerar possibilidades concretas através de rodadas de negócios e acesso a crédito, proporcionando conexões imediatas com investidores e empreendedores de diversos segmentos, entre eles da construção, alimentos e bebidas, além dos multisetoriais. As inscrições para a Feira do Empreendedor são gratuitas em: https://sebraepr.com.br/lp/feiracascavel/.

Seis instituições financeiras estarão presentes, por dia, nas rodadas que contam com o apoio da Fiep: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, Sicredi, Sicoob, Cresol, para atenderem quem empreende ou quer iniciar um novo negócio.

Edson Braga, consultor Sebrae/PR, reforça que na Feira empreendedores, empresários e investidores serão orientados e inseridos em um contexto de criação de parcerias e negócios.

“A Feira oferecerá oportunidades para os empreendedores encontrarem novos mercados, clientes e parceiros. Vamos ajudar os pequenos negócios a se conectarem com o mercado, identificando oportunidades e fornecendo orientação para aproveitá-las. Dentro da Feira facilitamos a formação de parcerias estratégicas, impulsionando o crescimento e a competitividade”, explica Edson Braga, consultor do Sebrae/PR.

Rodadas de negócios
Em cada dia de Feira serão realizadas rodadas, totalmente gratuitas, com diferentes setores de atuação e que vão ao encontro das características da região oeste do Paraná, em paralelo também vão ocorrer rodadas de pitch (apresentações dinâmicas de produtos e ideias). 

No dia 5 de junho, as rodadas serão voltadas para o setor de cerâmicas e construção, que realiza um trabalho junto ao Sebrae/PR há anos. No foco estarão empresas que tragam produtos diferenciados, voltados para a expansão regional.

A possibilidade de concretizar negócios é uma das expectativas de Edson Strassburger, presidente do Sindicado das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção (Sindicer/PR).

“A rodada de negócios vai possibilitar ampliar os horizontes, conversar com as novas tecnologias, possivelmente fechar parcerias envolvendo inovação, novos projetos, adequação da fábrica, da construtora, o que permitirá inovar no setor também. Vamos estar frente a frente com o nosso cliente, no caso a construtora, e a construtora com o fornecedor, é uma oportunidade única para todos os envolvidos”, diz Strassburger.

No segundo dia de evento (6), as rodadas serão direcionadas ao segmento de alimentos e bebidas, que está focado diretamente no setor de agroindústria, um potencial regional que será utilizado na Feira do Empreendedor de Cascavel. Ao todo dez empresas levarão produtos, entre elas a Coofamel.

Antonio H. Schneider, é presidente da Coofamel - Cooperativa Agrofamiliar Solidária especializada na produção de mel. Ele já participou de rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae/PR, mas será a primeira vez em uma Feira do Empreendedor.

“Sempre participamos das rodadas com uma grande expectativa, pois sabemos que bons negócios serão fechados através desses momentos. No caso da Feira do Empreendedor a proporção é ainda maior, precisamos lembrar que a maioria está ali para isso, expandir e criar negócios. É ali, no contato com outros investidores que temos a oportunidade da primeira conversa com o parceiro, conhecer a ideia ou o produto, e dali em diante concretizar negócios”, relata Schneider.

No último dia, 7 de junho, as rodadas serão multissetoriais, abrangendo diferentes setores inscritos e também oferecendo a possibilidade de empreendedores que visitam a Feira participarem, seja de qual ramo de atuação forem.

Crédito personalizado
A Feira do Empreendedor é um espaço para se fazer negócios. Nela serão apresentadas soluções de créditos que atendem a demanda específica de cada pessoa que empreende e quer expandir, ou ainda, deseja criar seu próprio negócio.

O acesso ao crédito chega acompanhado da orientação dos consultores do Sebrae presentes no evento, preparados para dar o suporte necessário a cada um.  As rodadas de crédito serão realizadas por seis instituições financeiras, com grupos por dia de até 40 pessoas, como explica o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.

“Serão três grandes rodadas de crédito, uma por dia de Feira, envolvendo seis instituições financeiras com soluções e linhas de créditos, que vão ao encontro do que os empresários precisam. A ideia é que a instituição explane sobre o produto e linha de crédito, e o empresário possa também tirar as dúvidas.  Terminada a rodada, as instituições permanecem nos locais para prospectar”, explica Mattioni.

Para o empreendedor, a Feira é uma oportunidade de receber o apoio necessário, fazer contato com empresas e instituições financeiras, ter acesso a conteúdo técnico empresarial, rodadas de negócios, exposições, palestras e iniciativas que objetivam a alavancagem de micro e pequenas empresas.