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Lote 6: EPR dará início aos serviços aos usuários nesta sexta-feira, mas sem previsão da cobrança do pedágio

A partir da “zero hora” de amanhã, as 11 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário entrarão em operação, ofertando socorro médico, mecânica e inspeção de tráfego nas rodovias

Por Eliane Alexandrino

Lote 6: EPR dará início aos serviços aos usuários nesta sexta-feira, mas sem previsão da cobrança do pedágio Créditos: Eliane Alexandrino

Eliane Alexandrino/ Cascavel 

A EPR   dará início à zero hora desta sexta-feira (16) a operação nas pistas, serviços completos de atendimento aos usuários nos SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário) ofertando socorro médico, mecânica e inspeção de tráfego nas rodovias BR 277/163 e a PR-280/483/158/180/182 entre Foz do Iguaçu e Prudentópolis, e também entre Cascavel e Pato Branco. Ou seja, a partir desta sexta-feira quem trafegar por um dos 31 municípios que a empresa ganhou a concessão (Oeste e Sudoeste) terão acesso aos serviços. 

A divulgação foi feita através de uma coletiva tendo como porta-voz  o diretor executivo da empresa, Silvio Caldas. São serviços de guincho, ambulância, atendimento médico, inspeção de tráfego, por exemplo. A empresa afirma que já deu início às obras prioritárias no Sudoeste do Paraná, como a recuperação do pavimento, sinalização e drenagens na PR-182, que dá acesso ao Município de Realeza. 

O Paraná conta com 6 lotes de concessão, abrangendo um total de 3.368 km de rodovias. A EPR venceu a licitação do lote 2 e iniciou suas operações em fevereiro do ano passado. E em dezembro venceu o Lote 6 através de leilão. 

A empresa assumiu o novo modelo de pedágio abrange 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que passam por 31 municípios: Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Céu Azul, Matelândia,  Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu: 

“De forma antecipada e autorizada, a concessionária já vinha trabalhando na revitalização das nove praças de pedágio, garantindo que a estrutura esteja adequada para o início das operações. São elas: Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Lindoeste, Ampere e Pato Branco”, disse o diretor executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

“A nossa prioridade é garantir que o usuário possa trafegar em rodovias que tenham pistas de qualidade, barreiras de segurança adequadas, boas condições de visibilidade e infraestrutura. Promovendo a segurança viária em todo o trajeto que está sob concessão”, destaca Caldas.

Durante a coletiva o diretor executivo da EPR também afirmou que estão sendo realizados reparos e melhorias na BR-277 e  na BR-163. Sobre a cobrança e valores dos pedágios por praças a EPR ainda não tem data prevista, afirmou que irá divulgar futuramente. 

“Os valores das tarifas já estão determinados no edital na época quando foi feita os estudos. O valor de base que está previsto no edital, e nós vamos agora aguardar atualização que é feita pelo poder concedente e não pela concessionária”, contempla Caldas. 

Sobre o degrau tarifário (aumento no preço da tarifa que ocorre depois que as obras de duplicação ou ampliação são concluídas) o diretor disse que existe um percentual, mas não disse qual.

“É importante a gente destacar o volume de obras que serão executadas, entregue ao longo do todo o programa de concessão. Então o contrato traz essa condição conforme as obras forem acontecendo os trechos forem duplicados, existe um percentual referente às pistas duplas”, pontua Caldas. 

Uma bagatela de R$ 20 bilhões

A EPR, empresa que venceu o leilão sem concorrentes, em dezembro de 2024, pela Bolsa de Valores de São Paulo, apresentou a proposta de um desconto mínimo de 0,08%. O grupo terá investimentos de R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em grandes obras (Capex) e R$ 7,4 bilhões em manutenção (Opex). 

Do valor total, o contrato prevê um investimento de R$ 12 bilhões em obras no Lote 6. Entre elas estão a duplicação de 462 quilômetros que irá atender 321 km da BR-227. Estão previstos novos contornos como em Marmeleiro com 7  km de extensão. O contrato também traz 38 passarelas, 14 passagens de fauna, 3 pontos de parada para descanso e 21 quilômetros de iluminação na Serra. 

Durante a coletiva, o diretor executivo afirmou que deverá investir R$ 13 bilhões  em obras de infraestrutura. O projeto contempla 462,4 km de duplicações, 31,4 km de faixas adicionais e 87,1km de vias marginais. 

Sobre a duplicação das pistas devem iniciar apenas no 3º ano do contrato, e as faixas adicionais somente no 7º ano. A previsão é que a redução média da tarifa seja de 20% na comparação com o contrato anterior. Segundo a EPR, o modelo de concessão adota o DUF (Desconto para Usuários Frequentes) nas praças, e o DBT (Desconto Básico de Tarifa) de 5% para pagamento automático dos famosos TAG. 

A empresa EPR é parceira da Equipav/Perfin, e administra 5 concessões de rodovias no Estado de Minas Gerais e Paraná. 

Serviços que serão ofertados:

Atendimento 24 horas

Sanitários

Fraldários climatizados

Estacionamento

Totem de autoatendimento

Sala de apoio ao usuário

Veículos:

11 ambulâncias

9 guinchos leves 

3 caminhões pipa 

3 caminhões boiadeiro

5 guinchos pesados

19 viaturas de inspeção

11 SAUs

4 UTI Móvel com Médicos

 

Foto e texto Eliane Alexandrino