Encontro discute desenvolvimento dos distritos de Cascavel
Workshop será realizado na sede do Sebrae/PR com o objetivo de validar o plano que irá contribuir para o crescimento econômico e social de sete distritos
Por Da Redação

A potencialização econômica e social dos distritos de Cascavel está cada vez mais próxima de se tornar realidade. O programa, que iniciou com o mapeamento das potencialidades para o desenvolvimento dos distritos rurais do município, entra agora em uma nova fase.
No próximo dia 14 de outubro acontece um encontro voltado à construção, validação e finalização do plano que propõe impulsionar o desenvolvimento econômico, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida da população dos sete distritos alcançados: Sede Alvorada, Espigão Azul, São João do Oeste, São Salvador, Rio do Salto, Diamante e Juvinópolis.
O evento será realizado na sede do Sebrae/PR, em Cascavel, em formato de workshop, com a presença dos envolvidos no projeto: Sebrae/PR, Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio das diversas secretarias participantes — coordenadas pela Agência de Inteligência e Fomento (AIF) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, , Sindicato Rural, Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Codesc e outras instituições locais, além da empresa 2DA, contratada para realizar o mapeamento da região.
Este momento de construção e validação das ações encerra uma fase importante do programa, que começou a ser idealizado em 2024.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/PR, Augusto Stein, o processo tem sido construído com base nas informações de quem vive nos distritos.
“Foram realizadas aproximadamente 80 entrevistas, com características qualitativas, para identificar e compreender a visão de quem tem o campo como realidade diária”, explica.
O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Roberto Orso, destaca a expectativa de ver o resultado do trabalho se tornando perceptível à população dos distritos.
“Dentro do gráfico da aptidão de cada distrito, podemos realizar ações que realmente gerem resultados. Todos os distritos querem desenvolvimento e oportunidades para que as pessoas possam trabalhar dentro de suas próprias comunidades.”
O Programa
O programa está baseado nas potencialidades apresentadas pelos setores de agricultura familiar, infraestrutura, educação, turismo e inovação. A meta é promover o desenvolvimento aproveitando essas características, expandindo a economia local a partir dessas expertises.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, reforça a importância da valorização do interior do município.
“Nossa zona rural é rica em potencialidades que podem se transformar em atrativos e fomentar a economia. Com essa parceria, conseguimos identificar essas riquezas e investir nelas. A população do campo merece valorização, pois faz parte de uma engrenagem essencial que movimenta nossa cidade e nossa economia.”
Após a oficina, no dia 14 de outubro, será elaborado um plano de ação orientado pelas vocações e necessidades de cada distrito.
O documento servirá como guia para a captação de recursos e investimentos reivindicados pela população dos sete distritos, dando sequência às ações planejadas e apontadas no relatório.
Créditos: Secom